TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  29/6/2020  •  Artigo  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 10

REDE FUTURA DE ENSINO    

                                                                               

JACYWELLITA FERREIRA COSTA DALL'ORTO

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

ITUETA  – MG

2020


JACYWELLITA FERREIRA COSTA DALL'ORTO

                 REDE FUTURA DE ENSINO  

OS DESAFIOS ATUAIS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

[pic 1]

ITUETA – MG

2020

OS DESAFIOS ATUAIS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Jacywellita Ferreira Costa Dall'orto[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – O presente trabalho tem como tema os desafios atuais da alfabetização e do letramento nos anos iniciais. Desta forma, planejando instruir o profissional da educação na elaboração de uma estratégia eficaz de trabalho, apresentando-se a diferença entre letramento e alfabetização, levando em considerando que há várias práticas novas de alfabetização em nossa sociedade e que estas são indispensáveis em nosso cotidiano, como o uso da tecnologia e da música, entende-se que algumas práticas ainda se encontram desatualizadas. O principal objetivo é mostrar uma nova metodologia que o professor pode transmitir seus conhecimentos para seus alunos e torno a sala de aula em um ambiente mais agradável, no qual possa se tornar acolhedor para o educando e ao mesmo tempo estimulando a criança a aprender de forma mais rápida e criativa, considerando cada dificuldade e as habilidades apresentada por cada educando.

ABSTRACT - The present work has as its theme the current challenges of literacy and literacy in the early years. Thus, planning to instruct the education professional in the elaboration of an effective work strategy, presenting the difference between literacy and literacy, taking into account that there are several new literacy practices in our society and that these are indispensable in our daily lives, as the use of technology and music, it is understood that some practice is out of date. The main objective is to show a new methodology that the teacher can transmit his knowledge to his students and turn the classroom into a more pleasant environment, in which he can become welcoming to the student and at the same time encouraging the child to learn in a way faster and more creative, considering each difficulty and the skills presented by each student.

1 INTRODUÇÃO

A educação informal se constitui através da convivência entre o ser humano com a sociedade, principalmente desenvolvimento pelo convívio com a família, e outros participantes da sociedade em qual o indivíduo está inserido, levando em consideração a cultura da região.

Já na educação formal, o conceito de aprendizagem muda, a família já não é o principal exemplo a ser seguido, passando essa responsabilidade para a escola, se tornando um dos pilares indispensáveis para a formação da personalidade, sendo constituída por uma formação regrada, tendo que atravessar um processo até obter uma formação final, ou seja, ao fim de um curso, ou fim de um ciclo escolar. O início da educação formal e por volta a partir dos 3 anos de idade, quando a criança é inserida na comunidade escolar, tendo que seguir então horários e acompanhar o período letivo.

Agora a criança já faz parte do processo de educação formal, ela passa a ter conhecimento de linguagem, diferente do que a tinha antes, ou seja, passa a conhecer e reconhecer as letras, números, em todos os ambientes em que convive, e surge a necessidade de ser alfabetizada.

O Pacto nacional pela alfabetização (2012, p.21) afirma que:

“No decorrer do processo de alfabetização é imprescindível que as crianças entrem em contato, manipulem, utilizem e criem diferentes textos, que circulem em sua comunidade de maneira não simulada e que tenham sentido para elas. É importante que compreendam os objetivos dos diferentes gêneros textuais e suas características particulares. Ao realizar atividades que envolvam a reflexão sobre estes aspectos, possibilitamos que as crianças elevem seu nível de letramento e possam fazer o uso efetivo da língua escrita em diferentes contextos sociais. (BRASIL, 2012b, p.21)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com