TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE ENSINO DE LINGUAGEM

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Licenciatura em Pedagogia

                   

Disciplina:

Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Tutor:

Alessandra Correa Farago

RA:

1141732

Aluno(a):

 Thiego Garrito

Turma:

Unidade:

Rio Claro

Faça a leitura do artigo “Psicogênese da Língua Escrita”, de Onaide Mendonça e, depois, escreva um texto crítico e reflexivo a respeito das contribuições, dos equívocos e as consequências geradas pela má interpretação da psicogênese da língua escrita para o trabalho pedagógico de alfabetização.

Para avaliar essa pesquisa é necessário entender o significado em que ela está contextualizada. O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa. No campo da escrita esse trabalho se apoia em hipóteses baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependendo das interações sociais e dos usos e funções da escrita e da leitura em seu contexto cultural que um aprendiz tem durante seu aprendizado.

Onaide Mendonça busca uma resposta para o fracasso escolar no decorrer dos anos. Durante seus estudos foi provado que a aprendizagem da escrita não está vinculada à fala e que, mesmo quando a criança já estabelece a relação entre fala e escrita, esta relação não é do tipo fonema/grafema.

O que desenvolve mais ou menos no analfabetismo é a concepção de como ele é passado para a criança em fase de alfabetização. A autora afirma que a desigualdade social e econômica se manifestam demais na alfabetização, trazendo uma desigualdade de oportunidades educacionais.

Alguns autores acreditam que não existe trabalho docente errôneo, mas má formação dos docentes. O que temos, são práticas educativas alheia à sociedade, ou seja, ela é o resultado das demandas históricas, sociais, culturais e econômicas.  Portanto é preciso que a prática pedagógica tenha fundamentação clara para melhor orientação da prática docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com