TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio Anos Iniciais

Por:   •  7/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.116 Palavras (21 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        03

1.2 OBJETIVOS        03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        04

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         05

2.1 METODOLOGIA        05

2.2 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        10

ANEXO..............................................................................................................................11

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 CONHECENDO MINHA CIDADE: GASPAR

METODOLOGIA DE ENSINO: O LÙDICO COMO RESCURSO PEDAGOGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

É fundamental que a criança, desde cedo, conheça a história da cidade onde vive, sendo papel da escola valorizar cada localidade, cultura presente e patrimônio histórico. Sensibilizar o aluno com clareza para a importância de conhecer a história da cidade onde vive. Com isso podemos trazer curiosidades da cidade e com jogos e brincadeiras o tema torna-se contextualizado.

     A área de concentração escolhida para este estudo foi metodologia de ensino, onde o tema escolhido foi Conhecendo a nossa cidade: Gaspar, o objetivo desta pesquisa é mostrar para nossos alunos a importância de valorizar cada localidade, cultura presente e patrimônio histórico do município onde vive.

.

1.2 OBJETIVOS

O projeto Conhecendo nossa cidade: Gaspar tem como objetivo que os alunos conheçam e valorizem a história do local onde vivem, compreendendo a história como uma produção social realizada por todos os indivíduos que ali moram, reconhecer-se como agente histórico capaz de interferir de forma crítica e consciente nas ações coletivas que pode mudar a realidade em que se vive. E com isso perceber que na escola podemos ter consciência que com estudo a história se divide em três dimensões do tempo: passado, presente e futuro, os quais precisam se interligar e estar relacionados pra ter o entendimento dos atuais acontecimentos.

Com o tema Conhecendo nossa cidade podemos traçar como objetivos específicos:

- Conhecer os dados e Gaspar através de atividades para os Anos Iniciais;

- Elaborar atividades sobre Gaspar para relacionar com o conhecimento das crianças;

- Verificar através de atividades lúdicas envolvendo as disciplinas aplicadas dentro dos Anos Iniciais.

1.3 CONHECENDO A NOSSA CIDADE: GASPAR

Conhecer o mundo que o rodeiam faz parte das vidas das crianças desde cedo, percebendo a sua localização que vivem no seu cotidiano dentro e fora de casa e dentro e fora da sala de aula, e no caminho de casa para escola, transmitir para as crianças essas descobertas do mundo que as rodeiam de forma prazerosa com atividades educativas que conseguem associar a realidade local e partir disso ter uma visão global e localização, como por exemplo a diferença entre cidade e estado.

De acordo com Elias (2008, p.13, apud Steuck, Pianezzer, 2013, p.43), Freinet “[...] propõe a edificação de uma escola prazerosa, onde a criança queira permanecer, onde o coração, afetividade e as emoções predominam, onde haja alegria e prazer para descobrir e aprender.”.

 Possibilitar às crianças vivências significativas para o seu desenvolvimento se torna cada vez mais importante e também para a sociedade.

Portanto, é fundamental que o ensino da Geografia tenha início nos primeiros anos escolares da criança. Ao assimilar as informações do espaço vivido e conseguir visualizar estas mesmas informações em uma representação gráfica bidimensional, a criança estará adquirindo todo um saber científico que trará mais luz para as atividades da sua vida diária (ARCHELA; PISSINATI, 2007, p. 170).

       Dessa forma, um aspecto muito importante a ser considerado nessa ação pedagógica está na postura assumida pelo educador frente ao trabalho que realiza. É necessário que suas metas sejam bem claras e bem definidas. Estar atento às organizações das atividades ao nível de conhecimento já adquirido pelo aluno. 

A criança sempre brincou. Independentemente de épocas ou de estruturas de civilização, é uma característica universal; portanto, se a criança brincando aprende, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprende melhor, de uma forma prazerosa para ela e, portanto, eficiente.  (LOPES, 2001, p.35)

Devemos criar estratégias dentro das práticas pedagógicas voltadas à percepção dos conhecimentos já adquiridos, estimulando novas descobertas e priorizar as situações mais próximas da vida das crianças, criando rotinas e regras de maneira segura às crianças, aplicando assim o conteúdo previsto no calendário escolar, onde as crianças conseguem assimilar as descobertas nos estudos nas quais elas não tinham conhecimento.

Sendo assim, a interdisciplinaridade é de fundamental importância para se desenvolver o tema escolhido, para inserir os conteúdos é necessário motivação e ludicidade através da vida cotidiana e escolar: sua localização geográfica, histórica, matemática e artisticamente. As crianças devem estar envolvidas em todos as etapas do aprendizado e sendo avaliadas como um todo durante todo o processo.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

     A área de concentração escolhida para este estudo foi à metodologia de ensino, onde o tema escolhido foi Conhecendo nossa cidade: Gaspar, tendo como objetivo que os alunos conheçam e valorizem a história do local onde vivem, compreendendo a   história como uma produção social realizada por todos os indivíduos que ali moram.

     A instituição selecionada para realizar o estágio II, foi a Escola de Educação Básica Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss, situado na Rua Guilherme Sabel, nº 350 no bairro Figueira, cidade de Gaspar/SC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com