TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1] 

CASSIANE DE BRITO TOLEDO – RA 6506283811

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I.

Passo Fundo – RS

2015

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.........................................................................................

Introdução.................................................................................

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I...............................................................................

1-Observação e Interação na Escola...........................................

2-Plano de Aula.............................................................................

3-Regência....................................................................................

Considerações Finais.................................................................

Referências Bibliográficas.........................................................

INDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Cassiane de Brito Toledo

RA: 6506283811

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2015

Início do estágio: 11/05/2015

Término do estágio: 23/05/2015

I - INTRODUÇÃO

O estágio em Ensino Fundamental I é importante, pois através dele que o aluno de Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional e sua ação Pedagógica.

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a proximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudante e campo de estágio.

Estágio é onde temos a oprortunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente. Com o estágio, é possivel também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

Realizamos o estágio de ensino fundamental com crianças de 6 a 7 anos na Escola de Ensino Fundamental Professor Arno Otto Kiehl, situada na rua Dona Paula, Bairro 1º centenário, onde a modalidade de Ensino oferecido por esta Instituição é de Ensino Fundamenta. A série observada e trabalhada foi de crianças de 6 a 7 anos, ou seja, 1º ano, com 22 crianças nesta sala de aula.

O estágio foi realizado de 11/05/2015 a 23//05/2015 e ocorreu em duas etapas, sendo primeiramente a observação da professora atuando em sala de aula, após o período de regência que ocorreu por parte de nós estagiários, aonde podemos observar e após atuar.

II - DESENVOLVIMENTO

  1. Observação e Interação.

A aula é iniciada com:

  • Oração “MEU ANJINHO”;
  • É escolhido o ajudante do dia;
  • Calendário do tempo (perguntado as crianças, o dia em números, e em dias da semana).

A professora relata no quadro negro essas informações citadas acima.

A turma é composta por 22 estudantes, com faixa etária 6 a 7 anos, com predominância do sexo masculino. A professora não tem total domínio de turma.

Ela utiliza recursos xerocados, livros, painéis, avalia os estudantes de maneira coesa, atribuindo algumas palavras como lindo, bonito, ou quando o aluno não faz a tarefa a mesma manda aos pais um bilhetinho. Com relação ao relacionamento aluno-professor, professor-aluno, percebe-se uma grande troca de afeto, carinho e respeito além do prazer de ensinar.

Os conteúdos abordados durante o estágio foram; sucata e reciclagem, e a prevenção do Meio Ambiente e uma roda de conversas todos os dias.Diante da roda de conversa, pude observar que a integração e a socialização entre as crianças, realmente acontecem.

Há presença constante da leitura, principalmente no começo da aula, onde a professora conta sempre boas histórias, que trazem valores e levam os alunos a viajarem, fazendo daquele momento, ser um dos mais esperados pelas crianças. Além disso ela usa bastante as massinhas de modelar, muitas vezes para relatar as histórias contada.

As crianças são bem recebidas ao chegarem à sala de aula, sempre acompanhadas pelos pais, sentam-se sobre suas mesas, que são enfileiradas, colocam sempre o caderno de tema sobre a mesa da professora.

A professora faz a oração, o calendário e fala sobre o tempo, também são feitos todos os dias. Ela relata tudo no quadro negro.

DIA 11 DE MAIO DE 2015.

É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ ENSOLARADO

Grande parte das crianças são filhos de pais divorciados, mães solteiras, outras moram com os avós, ou ainda com um segundo casamento de pai ou mãe, convivendo com essa nova estrutura familiar que reflete nas atitudes das crianças, por isso na sala de aula algumas crianças tem a personalidade forte, e tendem a ser um pouco revoltadas.

A comunidade escolar é participativa, nas reuniões de formação de pais e nas atividades escolares. Os pais e mães em seus comentários diários e nas reuniões da escola demostram confiança no trabalho dos professores e funcionários.

A escola funciona pela parte da manhã e tarde, com séries de 1º ano a 9º ano, também a tarde são realizadas aulas de reforço para aqueles alunos com dificuldades de aprendizado, e alunos com deficiências físicas e mentais, que são atendidos especialmente por monitores cedidos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (577.3 Kb)   docx (446.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com