TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

 ENSINO FUNDAMENTAL II

 

Munique Ayslan de Salles

RA:7510579629

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II.

Pindamonhangaba -SP

2016

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................03

Introdução.................................................................................................................04

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 - Caracterização da escola ..................................................................................05

 1-1 Desenvolvimento do estagio...................................................................................06

2- Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola........................................................................................................................11

3 - Plano de Aula.......................................................................................................12

4 - Regência..............................................................................................................2o

Considerações Finais..............................................................................................21

Referências Bibliográficas......................................................................................21

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Munique Ayslan de Salles                                

RA: 7510579629

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º Semestre

Ano: 2016

Início do estágio: 20/Abril/2016

Término do Estágio: 05/Junho/2016

Instituição concedente do estágio

Nome da instituição: Colégio São José Operário  LTDA-EPP

Endereço: R: Padre Bento Cortez 120   ViIa São José     Taubaté

Cep: 12070-440

Telefone: (12) 3622-4992

Responsável: Waleska Gobbo de Souza

I – INTRODUÇÃO

 Este relatório tem o intuito de documentar aqui meu aprendizado no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde realizei o estágio. O período de duração e as atividades desenvolvidas.  Foi o momento de aplicar alguns aprendizados adquiridos no período do curso de Pedagogia, onde tirei muitas dúvidas, me interagi  ao novo ambiente em que pretendo me dedicar na minha  futura profissão , e que a partir dessas  observações  de como atuam   outros profissionais da área, pude  formar o perfil de educadora  que pretendo ser.

Observei como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, tendo como o objetivo ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar  e também participando de atividades em sala de aula.

‘’

II – DESENVOLVIMENTO:

1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

  Colégio São José Operário LTDA-EPP, localizada no bairro São José, na Cidade de Taubaté, R: Padre Bento Cortez, CEP 12070-440  telefone (12) 322-4992. O estágio foi realizado no período da manhã das 07:00 ás 10:00 horas, intercalados em duas vezes na semana totalizando 6 horas semanais, tendo como objetivo  analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. É uma escola comprometida com a aprendizagem do aluno, buscando sempre despertar o interesse das crianças em aprender.

  De acordo com o que observei e pesquisei essa escola é bem conceituada, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo. Trata-se de uma escola privada, onde os pais pagam uma mensalidade. As salas são grandes, arejadas, o espaço é muito bem aproveitado, as paredes são brancas com painéis coloridos e grandes feito pelos próprios alunos, deixando o ambiente alegre. Contem uma armário com os materiais utilizados nas aulas pelos alunos, tem a mesa da professora Wanessa  onde ela olha e assina marcando a data diariamente nas agendas dos alunos, deixando recados e informando os pais quando acontece algo  diferente.

   A escola fornece espaço para cantina onde o aluno compra seu próprio lanche, ou leva de casa. Todas as salas saem juntas na hora do intervalo, o que não totaliza um número grande de alunos, tem em média 20 alunos por sala.Do primeiro ao quinto ano. A escola contém um playground, um pátio e uma área coberta para as crianças tomarem seus lanches com mesas e cadeiras apropriada.  

 Por meio de observação do método da professora, observei a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.  A escola não tem problemas com os alunos, raramente acontecem brigas entre eles e os profissionais estão sempre atentos a qualquer desentendimento e já intervém em qualquer situação, não dando chance para que o problema cresça. Os pais são sempre informados sobre os acontecimentos.

  1. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

  No decorrer do período do estágio acompanhei inicialmente as atividades desenvolvidas: Interpretação de texto, aulas de inglês, problemas matemáticos, o   entusiasmo deles com as atividades desenvolvidas. Observando para compreender o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos. Na integração com a sala onde participei no acompanhamento de participação das atividades, observei que os alunos não acompanham as aulas por igual, que cada um tem o seu momento, cada um tem sua dificuldade, uns acompanham mais rápido, outros tem mais dificuldade. Nas aulas são usados vários materiais de diferentes gêneros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com