TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] [pic 2]

JÉSSICA SOTORIVA RAMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

JÉSSICA SOTORIVA RAMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala: Evanice

Caxias do Sul

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

O estágio de observação e regência nas séries iniciais foi realizado na Escola

Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, situada no município de Nova Roma do Sul/RS.

A referida escola atende crianças do 1° ao 5° ano nos períodos da manhã e

da tarde, onde foi possível observar a rotina diária das crianças, bem como os

espaços disponíveis dentro e fora da sala de aula.

O presente relatório foi elaborado da seguinte maneira:

1) Caracterização do campo de estágio;

2) Diários de observação de campo;

3) Planos de aula para regência;

4) Diários de regência;

5) Considerações finais;

6) Referências bibliográficas.

A escola possui como meta trabalhar com projetos. Além da grade curricular e

das atividades didáticas, o projeto norteador da escola é “Juntos Somos Mais”, onde o projeto do 1º ano é ”Minha Identidade”, do 2º ano é “ Eu e Minha Família”, do 3º ano são “ As Comunidades”, do 4º ano é “Nosso Município” e do 5º ano são “As Etnias”.

Através das informações obtidas com a professora regente Veronice  as atividades foram desenvolvidas e realizadas dando a sequências a rotina de estudos da classe. A intervenção foi realizada pela estagiária Jéssica Sotoriva Ramos  no período da manhã nos dias:19/03/2019 à 03/04/2019 com a turma do 3º ano com 14 alunos. Durante o período de regência foi colocado em prática as atividades planejadas para trabalhar com as crianças, foi realizado atividades que desse sequência do que os alunos estavam aprendendo.

Quanto a avaliação caracteriza-se por um processo continuo e participativo é realizado através de observações diárias provocando assim o conhecimento das potencialidades de cada criança com relação ao seu desenvolvimento e de acordo com os objetivos das atividades, além de possíveis situações que poderão surgir no decorrer das atividades. A partir dos resultados obtidos nos demonstram que as atividades do livro didático e pesquisa são importantes para o processo de aprendizagem pois ampliam os conhecimentos, e preparam o ser humano para a vida.


 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, situada na zona rural do Município de Nova Roma Do Sul, na Linha Castro Alves n° 121, atende cento e quinze (125) crianças de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras tem-se período integral, onde ocorrem atividades como: música, dança, violão, violino, teclado, flauta, esportes, teatro, yoga, aula de inglês, informática e artes.

Durante o período integral são servidas três (3) refeições e dois (2) lanches.

O prédio é misto, uma parte antiga e outra nova, porém com uma estrutura, acessível, boa iluminação com aproveitamento de luminosidade natural; possui 7 (sete) salas de aula, sala de professores, secretaria, sala de direção, banheiro para professores, 2 (dois) conjuntos de banheiros infantis, auditório com espelhos, quadra coberta, refeitório, cozinha, despensa para materiais diversos, uma área coberta, sala de informática, brinquedoteca, consultório dentário, biblioteca.

A instituição possui quadro composto por 24 profissionais distribuídos da seguinte maneira: 01 diretora, 08 professores (todos com graduação e/ou pós-graduação), 01 professora de apoio psicopedagógico, 03 serviços gerais, 03 estagiárias do CIEE (são estudante de pedagogia, e nutrição e exercem as funções de: monitoria, oficinas, recreação, inglês), 01 professora de yoga, 02 professores de teatro, 02 professores de instrumentos musicais, 01 professora de canto, 01 professora de bale, 01 professora de futsal.

A escola possui uma área externa significativa para as atividades ao ar livre, com gramado e quadra de areia, uma quadra coberta com brinquedos e palco. Todas as salas são amplas, bem ventiladas, com ar condicionado e mobiliário muito bem conservado. São acessíveis para todos os alunos, estão bem organizadas com livros e jogos didáticos.

Na escola acontecem relações de parceria, companheirismo e coleguismo, onde se observa a criança levando em conta o ambiente em que ela vive e o seu ambiente cultural. O trabalho e o convívio são abertos às modificações do mundo e a educação é influenciada pelas necessidades que valorizam o indivíduo. A integração dá-se em todas as relações sociais entre escola, família e comunidade, nos interesses (identidade) e na relação teórico e prática.

A mantenedora (Prefeitura Municipal) oferece à escola apoio juntamente com a Secretaria de Saúde: serviços odontológico, nutricional, psicológico, fonoaudiólogo, assistência social e sempre que precisar tem o apoio do Conselho Tutelar.

O objetivo principal da escola é desenvolver habilidades e competências, pensando sempre no bem-estar da criança.

Todos os professores que ali trabalham são profissionais em educação com formação em pedagogia, e a escola busca sempre uma formação continuada para esses profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (290 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com