TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO FINAL

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 16

 [pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

ANA CLAUDIA DA SILVA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Itajubá

2014

ANA CLÁUDIA DA SILVA SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Gislaine  

Tutor de sala: Ralf Ricardo Ramalho

Itajubá

2014


sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um relato sobre atuação do docente na educação infantil, realizando um projeto de intervenção em sala de aula, observando práticas pedagógicas e tendo o momento da prática,que trará muita experiência profissional.

Vivemos uma atual situação em que a seca é muito preocupante, com isso foi elaborado e aplicado um projeto de intervenção com o tema ‘’ÁGUA COMO ECONOMIZAR’’ com o propósito de conscientizar as crianças.

O seguinte projeto será desenvolvido para ampliar os conhecimentos e facilitar o entendimento daquilo que desconhecem.Ele também os deixará conscientes e bem informados sobre a importãncia da água em nossas vidas,fará também com que aprendam a preservar, economizar a água.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado na Instituição Kumon,que atua a 12 anos na cidade de Itajubá-MG. Tem como objetivo principal a educação continuada, e a formação de cidadãos conscientes e seguros de conhecimentos.

Missão, Visão e Valores do métodos Kumon

A escola possui um grande sonho. O sonho de contribuir para a paz mundial por meio da educação.

Buscamos a realização desse sonho formando crianças por meio da educação individualizada,onde cada pessoa é respeitada como única.

Para isso,nossas ações são norteadas por nossa Missão,Visão e Valores.

Compartilhamos esses três pontos e desejamos contribuir para o desenvolvimento e a felicidade das crianças de todos os locais onde estamos inseridos.Essa é a nossa contribuição para a transformação.

Missão:

Descobrir o potencial de cada indivíduo,desenvolvendo – lhes as habilidades ao máximo limite,formando assim pessoas responsáveis e mentalmente sãs que contribuam para a comunidade global.

Visão:

Oferecer em todos os países e regiões do mundo, a oportunidade de aprendizado pelo método Kumon, almejando que os alunos estudem por iniciativa própria para alcançar seus sonhos  e metas.

Valores:

O que nós mais valorizamos é a ‘’criança’’,individualmente.

‘’Todo estudo pelo método Kumon é uma experiência de aprendizado que certamente será útil para o desenvolvimento e o futuro da criança.’’

Ao nos empenharmos em todas as nossas atividades,procuremos guardar em nosso coração esse lema.Acreditamos que eles são as únicas razões da ‘’existência’’ e da expansão do método Kumon,representando a ‘’responsabilidade’’ que temos para com as crianças.

O estágio foi realizado na Instituição Kumon,que atua a 12 anos na cidade de Itajubá-MG. Tem como objetivo principal a educação continuada, e a formação de cidadãos conscientes e seguros de conhecimentos.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio em Educação Infantil é relevante,pois através dele que o formando em pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática,bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.Além de elaborar,executar , e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica,que contribui significativamente para formação do estudante de pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez;1968 apud Pimenta; 1995).

O estágio sempre foi visto como a parte prática dos cursos de formação profissional.É comum ouvir de alunos e professores que durante o estágio se aprende a profissão na prática.Porém,nossos estudos apontam que não há prática sem teoria e toda prática deve estar alicerçada teoricamente,assim conseguiremos compreender a práxis educativa a partir da acão-reflexão-ação.

O mesmo se caracteriza como exercício da experiência profissional,por meio de uma vivência em ambientes escolares,levando o aluno á interpretação da realidade educacional nas instituições de ensino.Por meio dos estágios é possivel consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e estabelecer a relação entre teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com