TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO FINAL

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

CLEIDES APARECIDA GOMES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

MANHUAÇU

2014

CLEIDES APARECIDA GOMES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

MANHUAÇU

2014


 sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

              O estágio foi realizado na  Escola Municipal de Educação Infantil Professora Inazir Martins Pires que foi criada em 1999 pela antiga SMEC, hoje SMEM (Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu), para atender as crianças de 05 e 06 anos da comunidade na Pré Escola.

               Para realização do estágio  segui o manual e o cronograma fornecidos pelo curso,e entrevistas com funcionarios professores da insttuiçao. O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização da matriz curricular do curso de Pedagogia.

O presente relatório tem por objetivo registrar as at.ividades realizadas no Estágio Orientado. Conforme combinado com a professora regente, ficou combinado  eu apresentar um  projeto sobre: Saúde Bucal. 

Observei a rotina escolar, suas dificuldades e  se suas atividades estavam sendo realizadas com êxito,e as  contribuições necessárias e essenciais para minha formação.E através desse contato com a instituição e com todos que fazem parte da mesma, que pode constatar teorias estudadas e constatar possíveis contradições entre teoria eprática. 

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Inazir Martins Piresfoi criada em 1999 pela antiga SMEC, hoje SMEM (Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu), para atender as crianças de 05 e 06 anos da comunidade na Pré Escola. A escolha do nome Professora Inazir Martins Pires, foi em homenagem à memória desta professora que fez parte da comunidade e se destacou como educadora.

Inicialmente, a escola funcionou vinculada à Creche Santana, pois não tinha um local adequado. As turmas funcionavam no período vespertino. Em 2005, formou-se uma turma de 04 anos no período matutino, para atender as crianças que frequentavam a creche.

             A EMEI. Profª. Inazir Martins Pires funciona em dois periodos,matutino e vespertino.No que concerne a distribuição de atividades de ensino o corpo docente é composto por 16 professores,uma cordenadora,uma monitora.

As professoras são em sua maioria graduadas com cursos dentro da área de educação, sendo duas formadas em curso superior não específico da educação. São profissionais capacitadas, amorosas e que enxergam o aluno como um ser que tem o direito ao amor, ao carinho e à formação de sua cidadania valorizando seus direitos e comprometendo-se com seus deveres.

O corpo de funcionários trabalha com o empenho devido para que o aluno alcance o objetivo pedagógico além de ampará-los no carinho devido ao que a criança necessita para o seu desenvolvimento.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O Estágio é um processo de interação do aluno com a realidade social. É um período de experiências pessoais e profissionais. Neste  processo que seintegra conhecimentos teóricos e práticos  O estagiário tem a oportunidade de ter contato direto com as situações reais da escola e com toda sua complexidade administrativa. Com o estágio em gestão educacional, os futuros pedagogos se formarão competentes e responsáveis profissionais, voltados para a obtenção de qualidade escolar e interações sociais.Porém, o mesmo não poderá deixar de ressaltar, através de uma reflexão                                                

Falta um pedaço

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

                          O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Educação Infantil Professora Inazir Martins Pires  De acordo com o PPP, sua missão é favorecer condições de cuidado e aprendizagem aos menores.  Além disso, oferece condições de crescimento na sociedade e no ambito escolar levando-se em conta as práticas pedagógicas necessárias. 
                      O Projeto Político Pedagógico da EMEI.Professora Inazir Martins Pires , foi elaborado para direcionar as ações desenvolvidas no deccorrer do ano , Sendo assim, o documento elaborado tem como finalidade de auxiliar a coordenação e os professores.
                 A escola funciona no periodo matutino e vespertino, possuindo 158 crianças o total,  sendo 40 crianças no periodo integral . As turmas são  distribuidas por idade.Na instituição é composta por pedagogas, onde a Coordenadora orienta e ajuda na elaboração dos planos de aula, para melhor atender os alunos tenham um melhor aprendizado, não esquecendo o lado humano,auxiliando os alunos no que precisarem.. As crianças chegam à escola pela manhã permanecendo algumas o dia todo e outras somente até as onze horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com