TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade

2015

IRACEMA MATEUS DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônicoCeliana Aparecida Pedroso

Tutor de sala: Débora Costa de Oliveira

Londrina

2015


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O Estagio Curricular Obrigatório ll, Educação Infantil 6º semestre  foi essencial para obter informação de como trabalhar com as crianças, descobrindo suas dificuldades, habilidades e conhecimentos.

Nesse trabalho o objetivo é conhecer a forma de se organizar da escola na Educação Infantil, seus conceitos sociológicos, filosóficos e pedagógicos, bem como os projetos e acões executadas para responder as necessidades das pessoas atendidas.

A escola escolhida para realização do estágio foi Maria Esther Leite Junqueira que atende a Educação Infantil, tendo como propósito apresentar a realidade da instituição, sua rotina presente no espaço educativo pedagógico.

De acordo com o estágio a escola proporciona uma proposta pedagógica com todos requisitos para atender e suprir necessidades dos alunos, professores, funcionários entre outros.

2.ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ll: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado na escola Maria Esther Leite Junqueira, instituição Filântrópica que atende crianças de 2 anos a 5 anos de idade, de ambos os sexos, nos dois períodos matutino e vespertino.

O estágio foi organizado da seguinte forma: levei a carta de apresentação e solicitei ao responsável pela instituição, autorização para desenvolver o estágio; realizei à observação na intituição, acompanhando o trabalho dos professores nas suas atividades, reconhecimento do espaço e as pessoas envolvidas; análise da proposta pedagógica da escola; acompanhamento junto ao professor responsável pela turma; apresentação do projeto de intervenção elaborado para o professor responsável pela turma e aplicação.

Foi elaborado um projeto de intervenção com carga horária de 24 horas ( vinte quatro horas) tendo carga diária de 4 horas ( quatro horas).A carga horária do Estágio Curricular Obrigatório ll Educação Infantil contempla 100 horas ( cem horas).

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A prática do estágio supervisionado realizado na Escola Maria  Esther Leite Junqueira, favoreceu a descoberta, sendo um processo dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação no campo profissional dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa reconhecer, compreender e aplicar na realidade escolhida, unindo teoria e prática.

O estágio possibilita uma aproximação com as demandas sociais da escola, se pararmos para pensar sobre a importância dos estágios encontramos logo uma necessidade lógica para que se possa formar uma profissional da educação com condições de entender e desenvolver uma trabalho de qualidade e com condiçoes de entender e desenvolver um trabalho de qualidade e com significado para o aluno e para professor.

O primeiro momento na escola deve ser para observar funcionamento, tanto na parte administrativa, coordenação e quanto na sala de aula, da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano escolar,essa observação permite a coleta de informação extremamente importante para o estágio e um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar desafios de sua formação.Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o profissional escolheu para tuar.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A Sociedade Mantenedora de Assistência – SOMA é uma associação sem fins lucrativos, que atua no terceiro setor desde 04 de julho de 1980. Foi instituída inicialmente para instalação do Centro de Valorização da Vida – CVV (programa de prevenção ao suicídio) em Londrina. A SOMA está regularmente constituída, com reconhecimento de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, inclusive detém Certificado de Filantropia. Em 26 de novembro de 1983 assumiu a creche Arlete V. Richa, que posteriormente teve seu nome alterado para Creche Renascer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (134.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com