TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE PEDAGOGIA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.095 Palavras (25 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 25

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE PEDAGOGIA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Novembro

2018


RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADOII DO CURSO DE PEDAGOGIA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Consolidado de Estágio Supervisionado II, desenvolvido no Curso de Pedagogia, 4º Período, orientado pela professora Simone Mendes de Almeida Pardini, com intuito avaliativo para aprovação no referido estágio.

Novembro

2018


Cem linguagens da criança

“A criança é feita de cem...
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo...
Dizem-lhe enfim:
Que o cem não existe.
A criança diz:
Ao contrário o cem existe”

Lóris Malagu


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 DESENVOLVIMENTO        07

2.1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA        07

2.2 ASPECTO FÍSICO E HUMANO        07

2.3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        10

2.4 ESCOLA COMO UM GRUPO SOCIAL        13

2.4.1 Caracterização da comunidade onde a instituição está inserida        13

2.5 ATIVIDADES DE REGÊNCIA / PROJETO PEDAGÓGICO        17

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

ANEXOS

ANEXO I – PROJETO DE INTERVENÇÃO        24

ANEXO II – BINGO DA MELANCIA        29

ANEXO III – FICHA ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        31

ANEXO IV – DECLARAÇÃO        32

ANEXO V – FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        33

ANEXO VI – FICHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES         34

ANEXO VII – FOTOS DAS ATIVIDADES        35


1 INTRODUÇÃO

A presente pasta de estágio é um documento referente ao Estágio Supervisionado ll da aluna, da Disciplina Conteúdo e Metodologia de Matemática lI e interdisciplinar, 4º período do curso de Pedagogia, orientada pela professora Simone Mendes de Almeida Pardini. O estágio foi realizado na Educação Infantil (2º período) da Escola Municipal Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, em Divinópolis Minas Gerais com carga horária de 25 h 00 min.

As ações desenvolvidas, durante o estágio obrigatório, de acordo com a ementa do curso de Pedagogia, proporcionaram aplicar através da prática em sala de aula os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, contribuindo significativamente para a formação docente. Durante o desenvolvimento do projeto procurou-se trabalhar os conteúdos de Matemática de forma prazerosa, lúdica e divertida, ou seja, diferente do modo tradicional percebido nas aulas de sua classe.

A pasta apresenta dados relevantes do desenvolvimento e da conclusão do estágio, bem como as atividades que a professora aplica aos seus alunos e a atividade aplicada por mim. Todas as informações são descritas pelo relatório de observação, do projeto de intervenção, do relato do desenvolvimento do projeto e das considerações finais. O projeto de intervenção (ANEXO I) desenvolvido denomina-se “Jogo do Bingo da Melancia: Brincando também se aprende” (ANEXO II), salienta-se que este tema está adequado ao conteúdo de Matemática lI, pois ensina o passo a passo de como as crianças reconhecem os numerais. Conforme Oliveira (2014) por estarem em seu entorno desde o dia que nascem esta aprendizagem tem que ser na maioria das vezes lúdica. O relatório de desenvolvimento do projeto traz dados das experiências vivenciadas em sala de aula e as considerações finais apresentam reflexões sobre todo o processo de estágio.

Portanto, as reflexões e as práticas vivenciadas durante o estágio, relatadas nesta pasta, possibilitam rica aprendizagem para as graduandas, os alunos e o professor que está na sala atuando nos dias atuais, ambos tendo oportunidades de trocas de aprendizagem e podendo todos contribuir para um novo modo de aprendizagem.

Diante do exposto, o presente trabalho apresenta-se num primeiro momento com a introdução da atividade proposta para cumprimento da carga horária do estágio (ANEXO III) bem como apresenta a instituição escolar escolhida. Após a escolha da escola, a declaração (ANEXO IV) é preenchida confirmando a realização do estágio bem como o registro das atividades realizadas (ANEXO VI). Em outro momento informam-se os dados da escola onde o estágio foi realizado e a ficha de avaliação do mesmo (ANEXO V). Ao final expõe as fotos conseguidas durante a execução do projeto (ANEXO VII).

Concomitantemente, conhecimentos a respeito de tempos e espaços escolares informando o decreto municipal que rege as instituições, espaços de convívio diário, equipamentos disponibilizados para enriquecer e facilitar a aprendizagem oferecida para as crianças e ferramentas facilitadoras para o ensino.

Em seguida demonstram-se subsídios a respeito da gestão escolar e suas concepções. No quarto momento os elementos informativos se referem à gestão da sala de aula, organização e desenvolvimento das práticas educacionais. Apresentam-se dados sobre a diversidade cultural e tecnologias. Dando continuidade à apresentação da pasta de estágio exibem-se as considerações finais e outras observações consideradas importantes para a complementação do presente instrumento.

O planejamento da intervenção é mostrado no item 5 onde constam dados de identificação da escola, relatório da intervenção pedagógica bem como a ficha de avaliação preenchida pela professora.

E, por fim, mas tão importante quanto se exibe as referências bibliográficas que enriqueceram o referido trabalho. Dando continuidade à pasta de estágio apresentam-se os documentos que comprovam a execução da atividade proposta.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

A escola onde foi realizado o estágio chama-se: Escola Municipal Bom Pastor, situa na rua Itutinga, n° 110, no Bairro Bom Pastor Divinópolis – MG, CEP: 35.500-187, Telefone: (037) 3214- 9376, e-mail embp@divinópolis.mg.gov.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com