TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 10

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Virtual

Nome: Alex Macedo de Araujo

RGM: 19057750

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2018/01

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

        O Colégio Elias Zarzur, escola particular vinculada a Diretoria de Ensino Sul II do Estado de São Paulo, possui 45 anos desde sua fundação e conta com o número aproximado de 600 alunos e 60 professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. Começou apenas com as séries iniciais do ensino fundamental e infantil e a partir de 1995 ampliou para o Ensino Médio. A Escola faz parte de uma Sociedade Beneficente da “Loja Maçônica Astro da Arábia”. Está localizada na Zona Sul do município de São Paulo na Av. Francisco Nóbrega Barbosa, 110 - Parque Alves de Lima - São Paulo - SP - CEP 04902-000.

        

A proposta pedagógica possui viés humanista interacionista que visa desenvolver as "as diferentes habilidades e competências cognitivas, os valores ético-morais, os elementos necessários ao convívio social e a consciência crítico - reflexiva". Com a aprendizagem significativa é possível um conhecimento mais amplificado e sólido que integra o aluno ao meio onde reproduz sua vida cotidiana.

        O Colégio dispõe de computadores, materiais pedagógicos, televisores e vídeos, aparelhos de som, fitas de vídeo, CDs, retroprojetores, brinquedos didáticos, fantoches, utensílios para laboratório de biologia, química e física (microscópios, instrumentos científicos) e instrumentos musicais.

        Em uma área de 10.000 m² estão distribuídos: vinte e seis salas de aula; biblioteca; sala de vídeo; laboratório de Informática; laboratório de Biologia, Química e Física; laboratório de Línguas (Inglês e Espanhol); quadra poliesportiva coberta; cantina; secretaria; sala para o (a) diretor (a); sala para os professores; sala de estudos para professores; auditório; sala para equipamentos de Educação Física; duas salas para os coordenadores; sala de judô e ballet; quatro vestiários; banheiros; playground; horta; pátio ao ar livre e dois pátios cobertos.

        A escola adota o Sistema Anglo. É o mais tradicional curso preparatório para vestibulares do Brasil. O sucesso obtido pelos alunos nos vestibulares foi fator decisivo para que a sua metodologia se estendesse a outras escolas, por meio das franquias. Para a adaptação de sua filosofia a esses níveis de ensino, o Anglo conta sempre com a experiência e formação dos seus professores, coordenadores, diretores e com o cuidado sempre merecido na sua organização administrativa e didático-pedagógica.

        A escola oferece os cursos de iniciação esportiva em judô, xadrez, futsal e de handebol, através das quais proporciona participação em campeonatos internos e externos. Além disso oferece cursos de ballet, mecatrônica, desenho, teatro, dança, capoeira e projetos interdisciplinares. Em adição oferece uma oportunidade para que os alunos possam ter um espaço para a discussão e a análise de temas contemporâneos e de seu interesse, sob a luz da Filosofia. Finalmente, os alunos têm a oportunidade de participar de uma atividade extracurricular diferenciada, como é o caso do escotismo, isto porque nossa escola é a sede do "Grupo Xavantes CBSP nº 285". As aulas são ministradas sempre aos sábados.

        A Biblioteca é de livre acesso para professores, alunos e funcionários do Colégio e por ser um espaço de leitura e estudo, não é permitido conversar em voz alta, comer, beber ou fazer uso de celulares. O empréstimo de livros é pessoal e intransferível e um aluno não poderá fazê-lo em nome de outro. A biblioteca oferece aos alunos o serviço de impressão. Seu funcionamento ocorre das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h45min.

        Outros aspectos relevantes: (a) as salas de aula são amplas para acomodar até 30 alunos muito embora a média seja de aproximadamente 20; (b) salas bem arejadas com janelas e ventiladores e as maiores também possuem o ar condicionado instalado; (c) as cadeiras são móveis oferecendo a possibilidade da reorganização de acordo com a proposta didática para o dia; (d) todos alunos possuem material didático Anglo para acompanhar as aulas; (e) há três tipos de lousa em quase todas as salas: lousa convencional para uso de giz, lousa branca para uso do pincel atômico e lousa digital; (f) computador com acesso a internet em todas as salas (g) material de papelaria e bazar diversificados e em grande quantidade.

        

2. INTRODUÇÃO

        Este estágio de 100 horas foi realizado na escola de ensino privado Elias Zarzur. Foram realizadas atividades de acompanhamento de aulas, leitura de documentos internos da unidade escolar, participação em atividades programadas pela escola, reunião com pais, atendimento a alunos e regência para os alunos do Ensino Fundamental I. Escola bem organizada, com boa infraestrutura, que utiliza o sistema de ensino Anglo e que possui quase todo o corpo docente do Ensino Fundamental I pós-graduação. Como objetivos gerais para acompanhamento do estágio temos: (a) observação da dinâmica das aulas do Ensino Fundamental I; (b) promover a realização de atividades pedagógicas como: oficinas, jogos, eventos, estudos do meio, plantão de dúvidas, exibição de filmes, que proporcionem a transformação e mobilização dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem; (c) estagiar na regência de classe/aulas para o exercício profissional no Ensino Fundamental I; (d) participar de ações desenvolvidas pela escola, relativas às atividades pedagógicas, sócio culturais e comunitárias.

3. PERFIL DOS PROFESSORES

        A professora acompanhada durante as horas de estágio supervisionado possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade de São Paulo com especialização em Psicopedagogia. Muito comunicativa, organizada, proativa, experiente e calma ao lidar com as situações e pessoas, demonstra muito conhecimento teórico e prático da ciência pedagógica. Foram o total de 100 horas distribuídas entre acompanhamento de aulas, leitura de documentos internos da unidade escolar, participação em atividades programadas pela escola, reunião com pais, atendimento a alunos e regência para os alunos do Ensino Fundamental I. A docente trabalha na rede municipal como titular de cargo e na escola Elias Zarzur já por mais de 10 anos consecutivos, mora a 500 metros da escola e é conhecida pessoalmente por muitos dos pais dos alunos. Gosta muito de trabalhar na escola e pretende no futuro assumir cargo administrativo na coordenação pedagógica ou direção escolar, pois está muito cansada da rotina de jornada dupla na escola particular e pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com