TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  10/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Andrelina Ana da Silva

Professora Denise Aparecida Posanski

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1247) – Estágio de Observação

Maio de 2018

A E. B. M. Manoel José da Silva tem esse nome em homenagem ao Sr. Manoel José da Silva doador do terreno em que a escola foi construída, onde em 26/11/ 1996 passou de escola isolada de Morrinhos para E. B. M. No dia 03/02/2011 foi inaugurada a escola nova que está situada na Rua Hortência s/n Morrinhos Bombinhas. Quando foi inaugurada atendia do 1° ao 5°. Hoje conta com 584 alunos do 1° ao 9° ano de faixa etária dos 6 aos 16 anos.

Com uma estrutura de um andar mais térreo, 13 salas de aula, duas salas de Pape (Programa de Apoio Pedagógico Específico) uma para o 2° ao 5° ano e uma de português e Matemática, uma biblioteca, sala de professores, secretaria, sala uma da coordenação e uma da diretoria, cozinha e refeitório, escovatório, uma sala de informática, com 2 banheiros (feminino e masculino) no térreo equipados com chuveiros e uma maca, dois no primeiro andar ambos com vasos para deficientes e um banheiro ao lado do refeitório, uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) que atende toda rede municipal a partir dos 4 anos de idade, quadra poliesportiva, mesa de ping-pong, almoxarifado, despensa, parquinho.

O acesso ao primeiro andar é por rampas e escada, a quadra é coberta e fica no centro da escola e é toda rodeada de rede de proteção até o teto. Todas as salas têm ventiladores e janelas bem amplas, o ar circula bem e as salas são bem arejadas, a acústica de sala fica um pouco prejudicada nas aulas de educação física pelo fato da quadra ser no meio da estrutura, por isso a maior parte do tempo à porta da sala permanece fechada, porém a professora comenta que esse fato não prejudica o andamento das aulas. Há colocados no corredor lixeiras de separação de resíduos reciclados e orgânicos, a escola é limpa, entretanto apesar de ser uma escola nova sua manutenção deixa a desejar, há muitos corredores com parede descascando, as linhas da quadra estão apagadas, os ferros sem pintura, enferrujados e a rede com alguns pequenos rasgos. A escola fica próxima a morros de mata atlântica permitindo uma paisagem linda e calma aos alunos, bem como é fechada não por muros e sim por grades as quais permitem a plena visualização

externa da escola. O quadro de funcionários conta com 55 colaboradores entre direção, secretários, coordenador, professores, monitores, merendeiras e vigia. 

A família está presente na vida escolar dos alunos, podendo ser claramente visto no dia a dia na escola. Os pais devem sempre estar presentes na vida escolar de seus filhos, pois assim sua educação e seus conhecimentos serão mais fortalecidos.

A sala de aula em que fiz a observação atende a turma de 2 ano no período vespertino com a professora Carine. Com 23 alunos sendo eles 13 meninos e 10 meninas, deste um possui microcefalia e desta forma é acompanhado por uma monitora que auxilia nas atividades desenvolvidas, que são adaptadas, porém dentro do mesmo conteúdo desenvolvido com o demais estudante da turma.      A sala fica no térreo, é bem clara tem uma iluminação boa, as carteiras ficam disposta de frente para a porta de entrada, o quadro fica ao lado da porta, a professora regente tem uma mesa e ao lado uma prateleira com alguns cadernos e alguns dos seus materiais, nos fundos há duas janelas grandes que ocupam toda a parede deixando assim a sala bem ventiladas, apesar disso também tem dois ventiladores um acima do quadro e outro na parede direita da sala, a acústica entre as salas é boa não ouve o som da sala ao lado, apesar disso em dias de educação física, a porta permanece fechada para não passar o barulho. No período de observação a professora trabalhou com diferentes historias, assim pude perceber que a literatura infantil já faz parte do cotidiano da turma. A turma desenvolve atividades diversificadas e todos demostram muita alegria e curiosidade ao ouvirem as histórias, após a cotação a professora sempre realiza uma interpretação oral e os alunos se mostram participativos e empolgados ao relatar o que compreendem. A educadora também incentiva os alunos a descobrirem o assunto da história a partir da leitura do título e imagem da capa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (145.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com