TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estágio supervisionado anos iniciais

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 10

Curso: Pedagogia - EAD

Instituição: Faculdade Cruzeiro do Sul

Nome: Lucimara Teodoro de Carvalho

RGM: 17527678

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 5º semestre/2019          

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: E.M.E.F. Governador Mario Covas

Endereço: Rua Paina, 50 Itaquera, CEP: 08260-330- São Paulo - SP

Dependência administrativa: Publica

Diretoria Regional de Ensino Itaquera

Ano (s) e nível (eis) escolar (es) observado (s): 2 anos C

Realizei o estágio na escola pública E.M.E.F. Governador Mario Covas, que atende aos ciclos anos iniciais e finais do Ensino fundamental. O bairro é uma região periférica e possui uma população carente de classe média baixa.

        A escola possui mil e cem alunos, são noventa e três funcionários no total sendo destes vinte e um professor para o ciclo anos iniciais do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano. A escola possui como diretora Ana Paula dos Santos, dois vice diretores e uma coordenadora, tem um secretario três agentes escolares e cinco ATE, que trabalham como auxiliares.São dezoito salas de aulas, uma sala para diretoria, uma sala para secretaria, uma sala de professores, um laboratório de informática, uma sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, uma sala de leitura, um parque infantil, os banheiros são adequados para alunos com deficiência ou mobilidade reduzidas, assim como suas dependências e possui também um elevador.

Os espaços escolares são bem dispostos e acessíveis aos alunos como, por exemplo, a sala de leitura, a quadra poliesportiva que é coberta, o refeitório e o pátio que são bastante utilizados nos intervalos, possui uma despensa e uma cozinha que oferece alimentação para os alunos, e agua filtrada. A escola possui agua, energia e esgoto da rede pública, o lixo e destinado a coleta periódica, possui acesso à internet e banda larga.        A escola fornece equipamentos como tv, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia e câmeras fotográficas para a equipe pedagógica.

INTRODUÇÃO

        O Estágio anos iniciais do Ensino fundamental I foi realizado na escola pública EMEF Gov. Mario Covas onde cumpri as 100 horas determinadas, através do estágio pude observar e acompanhar as atividades pedagógicas e a rotina da escola, obtive contato com a coordenadora e diretora. Acompanhei no período da tarde a professora Ruthinéia L. Mota do segundo ano C do ensino fundamental I, onde observei todo o planejamento das aulas e a rotina em sala de aula no período de 29/04/19 a 29/05/19.

A escola possui muitos projetos como eventos para integração da família e a escola, competições com times de futebol, vôlei etc. e vem se destacando através destes projetos que incentivam a leitura e a participação dos alunos.        

        A escola na questão inclusão social tem boas referências e busca facilitar a participação de professores em palestras de inclusão, e oferece acessibilidade para todos.

        A escola segue a linha pedagógica sócio interacionista onde utiliza todos os documentos da prefeitura de São Paulo como base para seu Projeto Político Pedagógico.

 OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

        O estágio no Ensino Fundamental I foi enriquecedor e pude aprender sobre toda a rotina de uma escola e da sala de aula, sobre a didática e estratégias aplicadas pela professora, como realizar a mediação e intervenção com as crianças, e principalmente como um professor deve ser polivalente na educação.                                        Segundo Lima (2007) a professora polivalente que atua nos anos iniciais, é capaz de apropriar-se dos conhecimentos básicos das diferentes áreas do conhecimento que compõem atualmente a base comum do currículo nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de articulá-los, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

        Nesta escola foi possível observar que os professores estão bastante voltados para um planejamento, focado na alfabetização e letramento das crianças, visando sua integralidade e atividades que proporcionem momentos de brincadeiras e aprendizagens significativas para as crianças. A interação ocorre a todo momento entre crianças e adultos, dentro da sala e nos outros ambientes.

        Nesta instituição educacional a teoria e a pratica são aplicadas de forma a proporcionar a melhor situação de aprendizagem para as crianças, a professora repete quantas vezes necessário e sendo necessário replaneja e muda suas estratégias para alcançar todas as crianças.

PERFIL DOS PROFESSORES

        Os professores nesta instituição apresentam um perfil profissional competente e se mostram de fato preocupados com a melhor aprendizagem das crianças, todas as professoras são formadas e algumas possuem especialização em inclusão, artes, psicopedagogia, etc. e realizam diversos cursos e formações oferecidas na rede da prefeitura de São Paulo.

        A instituição através da direção incentiva a evolução de seus profissionais e oferece informações sobre formações e palestras para seus funcionários. A coordenadora procurar orientar as professoras e participar de alguns momentos em sala de aula e eventos.

        O perfil profissional das educadoras nesta escola é de seriedade e competência, procuram realizar suas atividades e cumprir seus respectivos horários e planejamentos com afinco.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

        Acompanhei a rotina e a pratica pedagógica aplicada pela professora do segundo ano e observei que esta profissional é muito dedicada e comprometida, recebe as crianças calorosamente e procura sempre conversar com as crianças e manter a sala organizada.

        A professora se mostra polivante, trabalha e desenvolve aulas de matemática, português, história, geografia e ciências, e procura seguir as Diretrizes e parâmetros curriculares assim como a BNCC, e conforme me relatou todo seu planejamento tem como base estes documentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com