TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO LIVRO “A ALEGRIA DE ENSINAR” DE RUBEM ALVES"

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE OPET

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 2º PERÍODO

SÍNTESE DO LIVRO “A ALEGRIA DE ENSINAR” DE RUBEM ALVES

CURITIBA/ 2015

FACULDADE OPET

SÍNTESE DO LIVRO “A ALEGRIA DE ENSINAR” DE RUBEM ALVES

ANDRÉA CRISTINA BARANOSKI

CURITIBA

2015


FACULDADE OPET

SÍNTESE DO LIVRO “A ALEGRIA DE ENSINAR” DE RUBEM ALVES

Síntese do Livro “Alegria de Ensinar do autor Rubem Alves, apresentado pela aluna Andréa Cristina Baranoski, à Faculdade OPET, para o 2º período do curso de Licenciado em Pedagogia.

Prof(a). Ana Regina Caminha Braga

CURITIBA

2015

SÍNTESE DO LIVRO “A ALEGRIA DE ENSINAR” DE RUBEM ALVES

        O título do livro traz consigo a descrição real e absoluta do que o seu contexto aborda. Rubem Alves, expõe em forma de crônicas a sua visão pessoal a respeito do que está por trás da forma de ensinar de um professor e como a forma de exercer essa profissão pode afetar no desenvolvimento de crianças e na formação de profissionais. Esboça com palavras poéticas e cheias de emoções, com sentimentos e desejos e sobre tudo com esperança, citando textos, filósofos, pensadores e outros autores o que um professor precisa para fazer a diferença na educação e evidencia a necessidade emergente de obter a “alegria de ensinar”.

        Na primeira parte do livro o autor escreve sobre a felicidade e o prazer de ensinar e aprender. Discorre sobre a necessidade que o professor tem de passar aos seus alunos o conteúdo que ele conhece e orgulhar-se de fazê-lo. Compara esse processo de repassar o conteúdo que se conhece como uma “metamorfose” e faz referências a textos de outros autores.

          O autor critica claramente a forma autoritária e engessada de ensino ministrada pela classe dominante, aonde o aluno sente sofrimento por ir à escola e obter informações das quais não consegue compreender e que não tem relação com sua vida real assim não possui estímulos para pensa. Na visão do autor, esse processo de aprendizagem intimida a inteligência dos alunos e traz à eles medos e bloqueios. Ele destaca a necessidade emergente dos professores se reconhecerem como “pastores da alegria” e assim atuarem.

        Durante todo o livro, o autor fala sobre a importância de ter e manter sonhos e da necessidade do professor estimula-los, ensinando-os todas as matérias na mesma intensidade com que ele aprende brincadeiras e com o mesmo prazer com que os alunos brincam, tornando o aprendizado prazeroso e reciproco.

        Em uma das suas crônicas, Rubem Alves, descreve com exemplos poéticos, que somos o que nós aprendemos, se nos ensinam a repetir, seremos meros repetidores, se nos ensinarem a pensar, seremos pensadores, se nos ensinarem a “voar”, seremos livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com