TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

CURSO DE PEDAGOGIA

                            Regina Souza Rodrigues Leal

        

SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.

CARIACICA

2015

SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO.

[pic 2]

CARIACICA

2015

ATIVIDADE 1.

  1. Acesse o link 1 e assista ao vídeo “Diário de um Detento”, do grupo Racionais MC`S.
  2. Registre os pontos importantes.
  3. Com o seu grupo de trabalho discuta sobre os tópicos registrados.

TEXTO REFLEXIVO

A canção Diário de um Detento de rap do grupo Racionais foi escrita por um ex-detento.

A letra da música aborda a rebelião do presídio do Carandiru, ocorrida em 2 de outubro de 1992, quando 111 presidiários foram mortos pela polícia em evento que ficou conhecido como Massacre do Carandiru.

O autor faz um recorte do tempo em que viveu na prisão, retrata só 3 dias, mas entendemos neste curto e intenso relato,  todas as centenas de dias vividos ali.

A consciência de que são rigorosamente vigiados, e que todos os dias são iguais.

As dificuldades: comida azeda, ausência de parentes, confusões nos acertos de contas.

Vontade de sair daquele lugar.

A canção mostra, por meio de relato em forma de diário como é difícil ser um detento, estar em meio de pessoas perigosas e não ter segurança por parte da polícia. Dentro do presídio, cada um por si, é um território onde reinam armas, drogas, rebeliões são constantes, cada detento é responsável por sua sobrevivência.

Um fato marcante na canção é o apelo feito por detentos, em relação à família e pessoas próximas que estão fora da prisão, a mãe sempre valorizada, o repúdio as drogas, as orações para que a sentença do juiz lhe conceda a liberdade.

No Brasil não temos políticas públicas efetivas que se preocupam com a ressocialização do detento, raramente um ex-presidiário consegue emprego e uma vida reajustada na sociedade, pois sofrem preconceitos, e, portanto, não são confiáveis e dignos de uma nova chance.

A canção foi um grito de socorro, pelas dificuldades encontradas dentro do sistema prisional, que por ser falho, ocasionou tanta injustiça, uma história repetindo o ciclo de violência que sustenta a sociedade em que vivemos uma barbárie que não é à sombra da sociedade, mas a sua lei mais ampla.

 

ATIVIDADE 2

  1. Acesse o link 2 e ouça a música Novo Tempo (1980)-Ivan Lins

Gostou da música?

Esta música retrata o que estamos vivendo nos dias atuais: as lutas, as manifestações do povo... Essa luta é nossa e das próximas gerações.

Agora produza com seu grupo um texto de 10 a 15 linhas, evidenciando os problemas, as angústias que o povo brasileiro enfrenta cotidianamente. Dê um destaque à relevância dos movimentos sociais.

TEXTO REFLEXIVO

A música novo tempo, escrita por Ivan Lins retrata o que estamos vivendo nos dias atuais, as manifestações, a luta, apesar de todos os perigos e das injustiças, nos encontramos na praça para cantar e sobreviver.

Os movimentos sociais no Brasil possuem uma forte tendência ao marxismo, à luta por escolas públicas de qualidade, melhorias na saúde e moradia, os movimentos dos trabalhadores sem terra lutam pela reforma agrária, redistribuindo as terras improdutivas.

O novo tempo é o momento de se mostrar, de lutar pelo seu espaço, por um País livre, apesar de todas as violências sofridas, todos devem lutar pela sobrevivência, pelo direito á palavra, lutar pelos direitos econômicos sociais e culturais, é o que impulsiona o movimento feminista, necessidade do reconhecimento do direito universal á educação, saúde e proteção contra violência doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com