TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  12/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA _UNIDERP[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

Tecnologias Aplicadas à Educação,

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

e  Língua Brasileira de Sinais

EDSON MARINS PINHEIRO – RA 2804864307

ROSANGELA MARINS PINHEIRO – RA 2804865639

ROSANA DE SOUSA – RA 2867918887

DELCIEL ROSA – RA 2801839992

CARLOS RODRIGO CRISTOVAM TAQUES – RA 2847247940

 Desafio    profissional    entregue

 como requisito para a conclusão

 das    disciplinas    "Tecnologias aplicadas à Educação", "  Desenvolvimento Pessoal e  Profissional" e “Língua Brasileira de  Sinais” Tutora: Leonira folli rodrigues Bittencourt.

TELEMACO BORBA/ PR

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRUDUÇÃO..............................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO................................................................................04

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................10

1.INTRODUÇÃO

Com desenvolvimento da tecnologia de informação e comunicação, podemos observar uma crescente adoção desses sistemas para disponibilizar um melhor material educacional. A ONG esperança elaborou um projeto que tem como a principio favorecer a aprendizagem em espaço escolares e não escolares, inserindo-a nas salas  de aula como uma ferramenta de auxilio.

                 E sabe-se que fora do ambiente escolares muitos alunos interagem constantemente com tecnologia, como jogos vídeo de vídeo games, ipods, telefones celulares, internet, e sites de redes sociais, por isso a uma grande expectativa de que em sala de aula possa apoiar o ensino, incluindo  ao dia a dia uma nova modalidade de aprendizagem, apoiando principalmente aqueles que tem uma certa deficiência.

2.DESENVOLVIMENTO

                  Cada vez mais as tecnologias adentra a escolas, e as demais instituições, que encantam alguns e despertam uma certa desconfiança em outros, a tecnologia de informação e comunicação vai transformar o modo de aprendizagem, reconfigurando o jeito de aprender e ensinar.

  Com uma grande inovação, e destaque a ONG Esperança conta com ambiente e salas temáticas que favoreçam a aprendizagem, esse projeto saiu do papel, todos os alunos se beneficiarão, tendo acesso a computadores, internet, entre outras tecnologias para ampliação dos conhecimentos. A internet não só facilitara como motivara os alunos, pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa, procurar chegar ao aluno pelos pela experiência, pela imagem, pelo som, pela multimídia, que ajudara muitos alunos que possuem uma certa deficiência  auditiva favorecendo a eles um método mais fácil e atraente de aprendizagem. A tecnologia pode ser de grande ajuda no processo de inclusão, ela amplia a possibilidade de  pessoas com alguma deficiência realizar as atividades propostas em sala de aula.

Passo 1

Ambiente / Sala Temática: SALA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Usuários: TODO O CORPO DOCENTE DA ONG  ESPERANÇA
Recursos Tecnológicos, justificativa e estratégias de uso e objetivos Aplicação de tecnologias assistidas.
Computadores com acesso a internet.
Acesso aos conteúdos, web aulas, pesquisas, etc.
Capacitação de todos os docentes em função de aprimoramento profissional.
                Os computadores facilitarão o acesso de todos os docentes, tanto para buscar informações como para auxílio em suas aulas.

                Acesso a internet e Wi-Fi livre para acesso aos diversos sites de busca e pesquisas.

                Diversidade de informações, facilidade para novos desafios.

                Os professores podem estudar e ampliar seus conhecimentos e diversos segmentos de ensino.

                Projetor 3D para visualizações de vídeos e aulas e aprendizagem em geral.

                Atender a um grande numero de professores em uma única exibição.

                Capacitação profissional para vários docentes ao mesmo tempo, o que otimiza tempo e dinheiro.

                No caso de pessoas com surdez, há softwares que transformam alguns sinais audíveis em informações visuais na tela do computador e sites destinados aos dicionários da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS que apresentam texto e imagem (gráfico, clipes animados e vídeo). Softwares educacionais específicos também foram desenvolvidos para a educação de alunos com surdez. Para quem utiliza o sistema operacional Windows, cabe conferir às opções de acessibilidade nele contidas.

Passo 2

 O Projeto vai contribuir muito para o enriquecimento e aprimoramento do trabalho do professor, até mesmo aqueles que não sabem e não tem acesso à internet. A ONG Esperança foi fundada e direcionado para estudos coletivos, no qual, os adolescentes, professores terão acesso e ganharão muito com essas metodologias de aplicabilidades dos conteúdos didáticos oferecidos.

                 A ONG reconhece que a utilização de materiais diversificados, e cuidadosamente selecionados, ao invés da centralização em livros é também um princípio facilitador de aprendizagem significativa.

O conhecimento não está nos livros à espera de que alguém venha aprendê-lo; o conhecimento é produzido em resposta a perguntas; todo novo conhecimento resulta de novas perguntas, muitas vezes novas perguntas sobre velhas perguntas” (op. cit. p.23).

A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com