TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Pedagógico dos Recursos Tecnológicos

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Considerando o desafio proposto nos traz a realidade da importância de quão necessário são as mudanças para que se atinja de forma direta os alunos, professores, e colaboradores para que todos do ambiente escolar se beneficiem com as novas tecnologias propostas no mundo atual.

Com esse tema abordado, nos faz notar a importância pela busca de métodos de ensino para se ter um diferencial na vida dos envolvidos.

Não pode se esquecer de citar que a auto avaliação e reflexões sobre a escola que se tem e a que se quer. Portanto, verifica-se a permanência de praticamente os mesmos problemas e as mesmas exigências para que a escola cumpra eficientemente seu papel pedagógico na formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes.

Com a evolução da era digital as mudanças se faz necessária para todos os indivíduos, exigindo que todos estejam atualizados para que se possam acompanhar o mundo escolar, sociedade, saúde entre outros.

A sociedade atual está mais competitiva e rápida fazendo necessário o uso de novas tecnologias, computadores, tablets, smartphones, inclusive para o despertar da nova geração de profissionais assim como atualização de professores, colaboradores na formação acadêmica.

O contexto pedagógico aborda um tema necessário nos dias de hoje a ser desenvolvido em sala de aula, para que possa dar a importância necessária para a utilização das novas Tecnologia da Informação no processo educativo. Os professores e especialistas em Informática Aplicada à Educação deverá estar prontos para levar até os alunos e a comunidade, as melhores práticas para transformar a sala de aula em um ambiente motivador pelo uso das mais modernas tecnologias. Como já foi mencionado, vamos desenvolver nosso trabalho focado na Deficiência Intelectual.

Educação e Tecnologia são as chaves para a modernização do processo de aprendizagem, estabelecendo uma linguagem simples e acessível com os alunos, os professores podem pedir para que os mesmos sugiram, informem, participem, pois buscamos ter uma relação franca com os alunos, nós docentes acreditamos que diálogos abertos são garantia do sucesso.

Neste desafio proposto, vamos abordar um tema de muita importância O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sendo um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas.

Entende-se que a ênfase do trabalho escolar deve estar no processo de ensino-aprendizagem. Na proposta, reconhece-se a necessidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) a partir, inclusive, do uso adequado dos espaços, equipamentos e recursos materiais e humanos existentes. Nesta proposta, a ambientalização das salas de aula, é uma das ações sugeridas. Viabilizar o uso dos espaços pedagógicos e recursos materiais e tecnológicos existentes na escola ou que possam ser construídos por professores e alunos.

DESENVOLVIMENTO:

1- Objetivos específicos para as tecnologias aplicadas:

Ambiente/ Sala Temática: Sala de informática Laboratório Informática

Usuários: Crianças de 6 a 14 anos Alguns com deficiência intelectual

Recursos

Tecnológicos Justificativa e Estratégia de uso Objetivos Aplicação Tecnológicas Assistivas

SMARTPHES, TABLES, NOTBOOKS,

Wi-Fi Proporcionar para a criança com TDAH mais habilidades ao uso da tecnologia, fazendo com que eles possam interagir diretamente com os colegas e todos a sua volta.

O professor deve ter uma comunicação efetiva e motivadora da aprendizagem, ter cuidado para descrever de forma objetiva e precisa as situações que dependem de maiores atenção.

Promover a competência profissional através da reflexão sobre a prática de organização do ambiente em salas temáticas e todo contexto que ela envolve;

Oportunizar ao professor a possibilidade de organizar a sala de aula de acordo com a característica da sua disciplina, tornando o ambiente mais funcional ao desenvolvimento das aulas e mais atrativo ao aprendizado;

Elevar o índice de aprendizagem dos alunos, através da utilização adequada dos equipamentos e materiais de ensino-aprendizagem, da otimização do uso do tempo pedagógico e da utilização de novas metodologias de ensino

Programas de computadores com ajuda de software para treinamento de crianças e adolescentes com TDAH. Para sustentação de atenção, foco entre outros.

Lousa Digital

TV Multimídia, DVD

1- Razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança:

Entende-se que a sala de aula é um espaço de construção diária, onde professores e alunos interagem mediados pelo conhecimento. Torná-la um espaço de experiências educativas relevantes para professores e alunos é uma das questões desafiantes para os educadores.

Pensando nisso, nós Docentes do curso de Pedagogia resolvemos estar presente com a ONG Esperança, pois a mesma possui um amplo espaço que é especialmente destinado a tecnologia para as práticas educativas. Tendo em vista que a ONG atenderá não só crianças, adolescentes e jovens mas sim toda a Comunidade, inclusive Portadores de Necessidades Especiais e crianças Portadoras de Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Inicialmente visualizaremos um ambiente para que se possa ser montada um laboratório de informática e uma sala temática, com alguns recursos tecnológicos como por exemplo: Computadores, notebooks, tablets, smartphones, impressoras, lousa digital, programas de leitores de tela com síntese de voz possibilitando a navegação na internet e correio eletrônico e a utilização de Wi-fi.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com