TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação de fatores psicológicos podem afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças

Por:   •  4/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório Psicológico

Autor: Ana Luísa Barbosa Rodrigues – CRP/MG 24099

Interessado: Colégio Maria das Dores Agudas.

Assunto: Apoio Psicológico para Medida Disciplinar.

Problema de pesquisa: Como a identificação de fatores psicológicos podem afetar o desenvilvimento cognitivo das crianças?

Demanda

O cliente cursa o 4º ano (antiga 3ª série) devido as suas três repetências na 1ª série. Durante o período de alfabetização apresentou grandes dificuldades para aprender ler e escrever. Contudo, nota-se, que ele ainda apresenta dificuldades na leitura e escrita. Após sua aprovação para a 2ª série a equipe pedagógica da escola lida com cautela com o caso, já que a criança pertence a uma turma que apresenta 3 anos abaixo de sua idade; além disso, em anos anteriores, o cliente, apresentou indisciplina, agressividade, e falta de respeito para com alunos, pais de colegas e funcionários da escola. A escola temia uma piora de comportamento do cliente e, em alguns anos, optou por aprová-lo.  

O cliente foi encaminhado ao Centro de Psicologia Aplicada (CPA) por uma estagiária de psicologia da escola em que estuda, ela realizou com a mãe do cliente, na própria escola, uma entrevista inicial com o objetivo de coletar dados que orientasse o encaminhamento. Assim, a criança foi direcionada para atendimento clínico.

Procedimento

O trabalho teve início no dia 11/09/08, finalizando os procedimentos formais de avaliação em 14/07/09, totalizando 25 encontros, sendo que eles ocorreram uma vez por semana. Ressalta-se que entre esse período houve uma pausa de dois meses devido às férias escolares e à interrupção das atividades do estágio. Os encontros iniciais com o cliente tiveram como objetivo principal o estabelecimento de vínculo para, a partir disso, dar início ao processo de avaliação propriamente dito. Todos os encontros tiveram como base o diálogo, pois somente assim é possível formular melhor a demanda a partir de informações pertinentes. Durante esse período, foram utilizadas como estratégias de avaliação e coleta de dados: entrevistas com os pais; entrevistas com os professores e coordenadora da escola; aplicação de testes psicológicos e quando necessárias intervenções pontuais.  Os resultados do atendimento efetuado são descritos segundo os procedimentos utilizados.

Foram realizados um total de 4 (quatro) encontros com os responsáveis durante a avaliação. Foram realizadas duas entrevistas com a equipe pedagógica (coordenadora e algumas professoras) da escola. A primeira se deu no início dos atendimentos com o objetivo de colher informações a cerca do desenvolvimento escolar da criança e quais eram as estratégias utilizadas que buscavam ajudá-la em suas dificuldades. Segundo a coordenadora, o cliente possui um apoio diferencial dos outros alunos, sua aprovação sempre foi discutida e ele participa de um reforço para o português oferecido pela escola.

Análise

Foi aplicado um teste a fim de obter resultados.

O teste de desempenho escolar (TDE) busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita (escrita de nome próprio e de palavras isoladas apresentadas sob a forma de ditado), aritmética (solução oral de problemas e cálculos de operações aritméticas por escrito) e leitura (reconhecimento de palavras isoladas do contexto).

No caso do cliente que cursa o 4º ano, antiga 3ª série, a tabela com os dados normativos possui as seguintes informações:

Os resultados do cliente foram:  

- Escrita 14, Inferior

- Aritmética  17, Médio

- Leitura 49, Inferior

- Total  80, Inferior .

 Nota-se que as áreas da leitura e escrita encontram-se defasadas como já percebidas pela escola.  Com base nos resultados obtidos é possível afirmar que:

- O cliente possui desenvolvimento intelectual e cognitivo esperado para a idade e suficiente para as aprendizagens escolares. Com uma mediação social adequada, revela possibilidade de ampliar ainda mais suas capacidades cognitivas e superar suas dificuldades.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com