TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vinculação e Características Precoces

Por:   •  24/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia

Vinculação e Características Precoces

A vinculação não é instintiva para um recém-nascido. É um processo de aprendizagem contínua que se vai consolidar ao longo do tempo, resultado de uma relação recíproca.

Sabemos que os bebés possuem bastantes competências- ouvem, comunicam, veem e reagem de maneira muito complexa. Estes conseguem desde cedo distinguir e reconhecer rostos, vozes e até mesmo os odores dos seus criadores e de responder aos estímulos com emoção. Um parte muito importante das competências é desenvolvida antes do nascimento- algumas experiências de estimulação sensorial que foram realizadas com fetos de 7 meses comprovam que estes são capazes de responder à luz, ao som, ao toque, escolher entre os estímulos e reagir de maneiras completamente diferentes.

A nível sensorial, os recém-nascidos possuem várias características que facilitam a interação com o mundo e o estabelecimento de vínculos.

Características Precoces

  • Visão: Os bebés nascem um pouco míopes. Apesar disso demonstram uma preferência por estímulos complexos, adversos e com contornos semelhantes ao rosto humano. Aos 3 meses de idade um bebé consegue diferenciar o rosto de um dos seus cuidadores do de um estranho mas a capacidade máxima de visão é apenas atingida aos 6 meses.
  • Audição: Dentro do útero os bebés reagem aos sons a partir das 20 semanas, conseguindo reconhecer à nascença a voz da mãe biológica. Estes também possuem a capacidade de localizar sons. Em geral, os bebés não gostam de sons altos e preferem sons suaves e rítmicos (muitos bebés apreciam música clássica por esse mesmo motivo).
  • Olfato: Os recém nascidos têm o olfato extremamente apurado e conseguem distinguir os odores agradáveis dos desagradáveis, pelo que com apenas 3 dias de vida conseguem distinguir o cheiro da sua mãe.
  • Paladar: Os bebés são capazes de diferenciar distintos paladares, pelo que foram registados diferentes tipos de sucção conforme os líquidos que lhes foram dados.
  • Tato: É o mais importante meio de comunicação entre os adultos e o bebé Embalar ou pegar ao colo e acalmar um recém nascido conferem um sentimento de conforto e permitem controlar a sua atividade motora.

O bebé humano nasce extremamente débil e prematuro pelo que precisa constantemente da ajuda de um cuidador para satisfazer as suas necessidades. Apesar disto, é um ser ativo e possui um conjunto complexo de necessidades básicas. Dado a sua imaturidade biológica, o conjunto complexo de aptidões básicas do bebé humano tem como intuito vincular o bebé às pessoas que cuidam dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com