TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Contra Mulher

Por:   •  9/5/2019  •  Dissertação  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

O psicólogo é um profissional da área da saúde, um profissional que ao lado de outros aplica seus conhecimentos e técnicas da Psicologia para tal benefício, diagnosticando, intervindo e avaliando. A saúde não diz respeito apenas a ausência de enfermidade, envolve aspectos mais amplos, como o bem--estar emocional, físico e social. O ser humano estar em boas condições relacionadas a saúde mental é de mera importância para sua capacidade de pensar, se emocionar e se relacionar com outros indivíduos, tendo assim, uma vivência mais qualificada.

A violência é definida como o uso de força física ou de poder sob outra pessoa intencionalmente e que resulte em ferimento, morte ou dano psicológico. A violência retratada aqui é a direcionada as mulheres, que são vítimas de tal o tempo todo e para que isso aconteça, não depende de sua classe social, cultura ou ter certa idade, basta apenas ser mulher. Vivemos em uma sociedade historicamente patriarcal e machista, onde o homem ter o poder e liderança, e a mulher ser vista como submissa e prioridade dele, é completamente normal. Isto resulta em: uma em cada três mulheres no mundo todo são vítimas da violência por parte do próprio parceiro, e 38% dos assassinatos de mulheres são cometidos por um parceiro do sexo masculino; aponta estimativas globais publicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Há organizações que recebem mulheres vítimas da violência, o papel principal delas é identificar qual é o problema, acolher a vítima, encaminhar e monitorar o caso. Para que isso aconteça é de extrema importância que haja uma sensibilização de seus profissionais, conversando abertamente sobre o tema e como ocorre a violência pois ainda há muito preconceito e a cultura machista influencia nisso, tal como colocar a culpa na mulher ou então não dar atenção pro caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com