TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Poder Além da Vida

Por:   •  20/5/2020  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do filme Poder Além da Vida

O filme lançado em 2006 é baseado em fatos reais, e pode ser considerado um filme semiautobiográfico, pois conta a história do ginasta Dan Millman (Scott Mechlowicz). Classificado como drama, traz o protagonista Dan, ginasta entusiasmado pelo que faz e que sonha em participar das Olimíadas. Dan se mostra uma pessoa confortável em sua vida, cercado por belas mulheres e frequentador assíduo de festas. Por vezes arrogante, cheio de si, quando, então, sofre uma lesão na perna e se encontra sem poder fazer o que mais gosta que é a ginástica.

É quando conhece um homem que ele apelida de Sócrates, que de alguma forma mexe com sua estrutura e seus conceitos. Este homem o faz refletir como pessoa, como leva a sua vida e como age com as pessoas ao seu redor. Sócrates sempre faz perguntas que o forçam a ver a vida de uma maneira diferente do que ele imagina. Depois de uma transformação interior, quebra de paradigmas e crenças e muito esforço, Dan se classifica para a competição que desejava.

A cura do personagem vem através do relacionamento humano, tendo em Sócrates aquele sujeito que entrou em sua vida para produzir uma transformação positiva, levando Dan a ouvir seu coração, e desta maneira poder encontrar seu caminho de descoberta e superação.

As lições que o filme ensina vem da necessidade que o ser humano precisa no sentido de viver e de realização pessoal, onde estamos sempre procurando respostas no meio externo, porém, as melhores respostas sempre estarão dentro de nós. Além disso, viver no aqui e agora, às vezes nos parece a única solução possível para viver; ou sobreviver.

Desta forma, o personagem ainda nos mostra que é preciso aceitar que todos falhamos em determinado momento da vida, o medo de errar pode ser um grande gerador de bloqueios em nossa vida, nos impedindo por vezes até mesmo de agir. Também é importante dizer que aprendemos não se deve condicionar a felicidade a algum acontecimento especial, como ganhar as Olimpíadas, como no caso do filme. Contudo, o verdadeiro sentido de ser feliz na importância de aproveitar a jornada ao invés de esperar chegar no destino que deseja para sentir-se satisfeito.

Outra lição bastante forte do filme é a importância de acreditar em si, mesmo quando as pessoas ao redor dizem o contrário. Todos podem, de alguma forma, fazer a diferença, seja para a sociedade de uma forma geral, entre aqueles que amam ou em sua área de atuação. Cada ser é único e tem a sua luz, inclusive você, então acredite no seu potencial.

E por último, é preciso diferenciar conhecimento de sabedoria. Dan Miller tinha um vasto conhecimento sobre o esporte que praticava, então, em se tratando de técnica, ele era um verdadeiro expert. Contudo, faltava a ele sabedoria para aprender a lidar com outras situações da vida, como, por exemplo, o fato de se desconcentrar nos treinos e se deixar levar por crenças limitantes. Através dos ensinamentos do amigo Sócrates, ele começou a mudar sua forma de pensar, adquirindo a sabedoria que faltava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com