TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da Filosofia.

Relatório de pesquisa: A origem da Filosofia.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

Para que Filosofia? A origem da Filosofia. O nascimento da Filosofia.

De acordo com Marilena Chaui a Filosofia é para não darmos aceitação imediata às coisas, sem antes fazer algumas considerações, mas O que é Filosofia? É não aceitar como natural o que é obvio as coisas, as ideias, valores e comportamentos sem antes investigar e compreender, Chaui (2012). A Filosofia vem ao longo dos anos nos mostrando seu conceito sobre a realidade, sobre o racional, o pensamento lógico diante dos acontecimentos do mundo e as causas naturais. Podemos dizer que a filosofia exerce poder sobre os mais profundos intelectos, técnicas, ações e distingui suas diferenças respeitando as suas características.

É o estudo dos questionamentos e problemas dos humanos, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em seus diversos conceitos, buscando a verdade, sem se considerar como verdade absoluta. O amor e o respeito pelo saber surgem quando alguns gregos começam a questionar a realidade, O que era justiça? O que era verdade? Porém dizer que a filosofia é algo tipicamente grego não isola a possibilidade de haver filósofos em lugares mais antigos que a Grécia, como na China milenar, com sua filosofia de vida, normas de comportamento. A Filosofia não se atém a experimentos, mas também não descarta a hipótese de fazê-los, tendo como percussores do empirismo Platão e Socrates. Os métodos são fundamentados na análise do pensamento, experiências e da mente, na lógica. Tendo sua origem no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.

Comparando a história da Filosofia, com a Filosofia atual temos novos conceitos e duvidas nos estudos do passado, como aplica-los ao mundo atual? Em uma sociedade que tem acesso à tecnologia avançada será que, o comportamento de um homem de hoje, é o mesmo comportamento de um homem da Grécia antiga? Que participava de reuniões em praças para entender a natureza e seu funcionamento? Hoje temos facilidade em descobrir coisas sobre a terra e outros planetas, coisas essas que os filósofos de antigamente não tinham, mas e em relação à verdade? Como lidamos com ela? Hoje nas redes sociais temos a oportunidade de expor nossos pensamentos como os filósofos expunham em praças públicas, só que para um numero muito maior de pessoas ao mesmo tempo, e recebemos uma atenção maior também, quanto mais conhecido se é nessas redes mais o que você diz tem impacto sobre as pessoas.

A mídia tem grande influência na sociedade hoje, no comportamento das pessoas e determina por muitas vezes o certo e o errado. Hoje as pessoas têm mais acesso a informação e mais liberdade para questionar, porém preferem manterem-se alienadas e aceitando o que é preestabelecido por outros do que ter uma atitude filosófica, isso faz com que os filósofos e psicólogos mudem seus focos e algumas crenças para atender essa nova sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com