TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Condicionamento Operante

Por:   •  3/2/2019  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 4

Condicionamento Operante, rato Sniffy.

Este relatório pretende apresentar os resultados dos experimentos feitos com o Sniffy Pro, o rato virtual.

A Análise Experimental do Comportamento envolve discussão sobre qual é o método mais eficaz para a aprendizagem sobre este assunto, o uso de animais vivos ou virtuais. O uso de animais vivos é geralmente com ratos brancos na caixa de Skinner e virtuais com softwares de computador como o caso do Sniffy Pro.

        No laboratório com uso de ratos, a aprendizagem é feita pelo método da observação, registro e interpretação de dados colhidos; possui alto custo de manutenção, envolve discussões de ética, e revoltas, onde alguns acreditam que o uso de animais em experimentos é cruel e desnecessário. Os ratos virtuais são feitos apenas para o ensino, faz-se necessário o uso de laboratórios de informática, há alto custo pois o software é caro e gera criticas pelo fato de os ratos serem previsíveis, programados para darem certo e em pouco tempo.

Comportamento operante é um comportamento voluntário. Foi estudado por Skinner na “Caixa de Skinner”, onde um rato em estado de privação dentro de uma caixa possuidora de uma barra que quando apertada liberava comida. O aprendizado do rato em acionar esta barra para receber recompensa (comida) é caracterizado por comportamento operante. O condicionamento modela o comportamento.

        O Comportamento pode ser fortalecido ou enfraquecido com ajuda de recompensa ou punição.

        Reforço é o estímulo que objetiva receber uma resposta condicionada. Reforços positivos são estímulos agradáveis, eles aumentam a probabilidade de aprendizagem da cobaia para uma ação. Reforços negativos são estímulos desagradáveis, estes têm como objetivo fazer com que a cobaia não repita a ação.

        Modelagem: surge a partir de recompensas. Uma ação repetida várias vezes com a presença de reforços, sejam eles positivos ou negativos, geram um aprendizado e o caminho entre ação>aprendizagem, chama-se modelagem.

Punição: é quando um estímulo negativo é levado diretamente à cobaia, fazendo com que a ação tenha menos probabilidade de repetir.

Método

        O experimento foi feito com o software Sniffy – Pro, O Rato Virtual. Este programa apresenta ações de um rato, virtual, em uma Caixa de Skinner, este material permite experimentos de condicionamento e extinção.  

        É necessária a anotação das ações do rato, tais como: levantar, coçar, farejar, apertar a barra. O rato foi programado, não apresenta saciação e tem aprendizagem rápida, sendo assim, não substitui um laboratório real. As condições para um experimento como este é que o rato esteja 24hrs anteriores privado de comida; que aconteça em uma Caixa de Skinner, sem contato com o ambiente externo.

        Na primeira fase do experimento, Nível Operante, onde quando a barra era pressionada, o rato recebia alimento e um som era emitido. Seu objetivo era que o rato associasse barra>som>comida. Na segunda fase do experimento, Extinção, era feita após a associação do primeiro experimento, onde o rato não recebia alimento após pressionar a barra. Esta ação fez com que a ação diminuísse progressivamente.

        

                Resultado

No primeiro experimento, de nível operante, percebe-se que a primeira ação a ser desassociada foi a de farejar. Dado o reforço, o rato investe no comportamento de coçar e levantar até associar barra>som>comida.

Aos vinte minutos o rato consegue associar a barra à comida sem a necessidade de ajuda do experimentador.

Segue tabela abaixo:

Tempo

Farejar

Coçar

Levantar

Apertar barra (experimentador)

Apertar barra (cobaia)

5

21

47

43

17

5

10

21

38

49

16

25

15

16

48

54

13

52

20

7

7

13

0

75

No segundo experimento, o de extinção, pelo fato do rato já ter feito associação entre a barra e o ganho de comida, o número de vezes em que pressiona a barra é alto, 31 vezes, e em cinco minutos ele consegue obter o resultado previsto para o experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com