TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Relatório

Por:   •  7/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Relatório de Experimento

Identificação do Aluno:

Matrícula:

Turma: Psicologia

Período:

Disciplina: Psicologia Experimental

Nome do Objeto de estudo:

  1. Tema do trabalho

Escrever aqui, em letra Arial 12, o tema do trabalho do dia.

  1. Hipótese

Escrever aqui, em letra Arial 12, a hipótese do dia. A Hipótese SEMPRE deve ser escrita em forma de pergunta. O que queremos fazer hoje?

  1. Objetivo

Escrever aqui, em letra Arial 12, o Objetivo do dia. Onde você quer chegar? Qual a resposta para a sua Hipótese. Verbo de ação.

  1. Justificativa

Escrever aqui, em letra Arial 12, a justificativa de você estar fazendo este experimento do dia.

  1. Referencial Teórico

Escrever aqui o significado do Tema. Utilizar autores para justificar o seu argumento. Explique detalhadamente o que você entendeu sobre o tema, usando autores como base para o que você escrever.

        Se você observar, este texto que está sendo o exemplo, está feito em parágrafos e há sempre o recuo na primeira linha do parágrafo. Para utilizar o recuo na primeira linha do parágrafo, você deve apertar a tecla “TAB” do seu teclado antes de começar a escrever um próximo parágrafo.

        Cada parágrafo do seu texto deve ter uma informação diferente, ou seja, um assunto diferente, embora sejam todos relacionados ao mesmo tema central em questão, como está sendo este texto de exemplo.

Sempre que for explicar alguma coisa, precisará colocar o Sobrenome do autor e o Ano de referência. Por exemplo, se eu estivesse falando sobre uma pesquisa em Psicanálise, eu precisaria obrigatoriamente falar do criador da psicanálise e o que ele falou sobre o Inconsciente. Neste momento em que eu fosse falar do inconsciente pela primeira vez, eu deveria escrever: Segundo Freud (1990) o inconsciente é a instância mais profunda da mente, guardando nossos desejos e medos que não costumam ser latentes, porém estão aprofundados e presentes na nossa personalidade através de alguns mecanismos de defesa.

Veja que eu citei primeiro o sobrenome do autor e coloquei entre parênteses o ano de publicação do livro dele. Este ano que está entre parênteses não foi inventado. Eu tive que pesquisar no livro de Freud e encontrar um livro que foi publicado em 1990 com a tradução da editora Imago para mostrar que eu de fato tirei esta informação do inconsciente de algum lugar e não da minha cabeça.

Perceba mais uma vez que eu estou escrevendo um texto grande aqui para servir de exemplo para o que irão escrever sobre a explicação de todo o tema. O texto deve conter parágrafos, referência aos autores que irão utilizar e deve ser justificado. Justificado significa que as palavras devem começar e terminar de forma ordenada. Em aula eu irei mostrar o que é justificar um texto no Word.

Último detalhe a ressaltar é que você pode colocar mais de um autor na parte do referencial teórico. Inclusive, isso deixa o trabalho mais rico e com mais conteúdo. Os autores, mesmo que em diferentes épocas e com diferentes argumentos, devem se conversar no seu texto, ou seja, eu poderia ter citado o trabalho de Freud (1990) com o inconsciente e ter continuado e escrever o aspecto controverso que Jung (1964) faz sobre o mesmo tema. Dessa forma, eu estaria mostrando ao leitor que não tenho apenas uma visão sobre o tema, mas consegui ir atrás de dois trabalhos diferentes sobre um mesmo tema, e tenho mais conteúdo para falar sobre algo.

Por exemplo, se eu quiser escrever algo sobre algum autor, mas utilizando as palavras literais que ele escreveu, preciso fazer um recuo na citação, diminuir a letra para Arial 11 e escrever entre parênteses.

“Escrevo aqui a cópia literal do que o autor escreveu. Aqui deve ter no mínimo 3 linhas de palavras escritas. Menos que estas 3 linhas não pode ter esse recuo, neste caso, se houver menos do que três linhas, você deverá escrever com suas próprias palavras mesmo. Aqui deverá estar em Arial 11, com espaçamento entre linhas de 1,0 e com recuo e entre aspas.”(Sobrenome, Ano, Página.)

Explicar o que eu quis dizer com essa citação literal acima.

  1. Metodologia

Aqui você deverá escrever como será feita essa experiência de forma detalhada.

  1. Tipo de Pesquisa

Aqui deverá escrever qual o tipo de pesquisa que estamos realizando e explicar o que é esse tipo de pesquisa. Lembrando de citar o autor (ano) e explicar de forma clara e objetiva.

  1. Local de Estudo

Escrever aqui onde é o laboratório e explicar este laboratório. A vantagem desta parte do texto, é que como sempre utilizaremos o mesmo laboratório, este texto poderá ser mantido nos outros relatórios. Explicar o que é este laboratório virtual e como ele funciona.

  1. Apresentação dos Dados

Aqui deverá escrever um texto claro apresentado os dados da sua pesquisa. Este texto deverá manter-se fiel aos dados apresentados escrevendo de forma clara todos os comportamentos que você observou no seu rato.

Da mesma forma, o texto deverá ser escrito em Arial 12, justificado e com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Tudo isso será mostrado em aula para não haver erros na formatação do texto.

Nesta parte do texto você também poderá inserir gráficos e tabelas que considerar pertinente para ilustrar os seus dados. Os gráficos e tabelas são feitas no excel para se tornar mais rápida a formatação e depois copiadas e coladas aqui no Word.

Cada dia de trabalho deverá ser feito uma pesquisa diferente, portanto os dados dos gráficos e tabelas irão mudar todos os dias, e com isso, a cada relatório, terá um novo resultado.

Todos os experimentos terão horário marcado de começo e fim, com isso, nesta parte do texto, você também deverá escrever o horário do início e o horário do fim do seu trabalho, para mostrar que foi fidedigno ao que é apresentado pelo autor original da pesquisa.

Quando eu for inserir uma tabela eu devo escrever: Acompanhe a tabela 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com