TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- O Que é Ideologia

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

Pela frequência de expressões que confundem o que é ideologia, a autora tem a empreitada de rescindir suposições, de que a ideologia se trata apenas de um ideário ou um conjunto de ideias, provando que na verdade, trata-se de um ideário histórico, social e político que oculta à realidade, utilizando como feitio de certificar e sustentar a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política.

Para a Grécia, movimento se trata de qualquer alteração da realidade independente de qual seja, e que só há conhecimento da verdade, se há conhecimento da causa.

A teoria das quatro causas nos traz à tona dizendo que algo só muda, se modifica ou se move, porque a matéria está sujeita a mudança. As causas não possuem o mesmo valor e são hierarquia iniciando pela causa de menor até a de maior valor. A causa final pode ser considerada a de mais importância entendendo pela finalidade de qualquer coisa ao que foi destinado a ela. A causa formal baseia-se na natureza da coisa, a causa material considerada inferior a motiz.

Assemelha-se ao trabalho escravo onde o maior objetivo será servir ao seu senhor, enquanto a causa mais nobre seria relacionada aos senhores que tinham suas vontades saciadas pelo trabalho dos outros.

As causas foram reduzidas para duas tornando-se agora causa e efeito. O real é feito de coisas humanas consequência das experiências vivenciadas, que dá sentido em as coisas reais serem feitas de coisas humanas naturais.

Vemos claro pelo exemplo da montanha, ela é real pois é uma coisa, e essa coisa possui um nome indicando então que é uma coisa para nós, e assim fazendo sentido em nossa experiência.

O real se faz sentido pelo movimento incessante dos homens que se instaura na sociedade e são fixadas nas instituições determinadas.

Uma série de representações constituídas pelo homem escolhem o real, sendo o ocultamento da realidade chamado de ideologia.

O termo ideologia foi formado vários pensadores diferentes considerados ideólogos franceses.

Auguste Comte trouxe dois conceitos para o termo, em um deles acredito que a ideologia não mudou e ainda se trata da atividade filosófica cientifica que estuda a formação das ideias observando as relações do ser humano com o meio ambiente tendo como início as sensações; em um segundo pensamento relata que a ideologia passa a significar um conjunto de ideias de uma determinada época.

Émile Durkheim tem intenção de criar a sociologia como ciência, como objetivo, conhecimento racional, observacional e necessário a sociedade. Ideologia se trata de restos de sombra de ideias antigas pré-científicas par ele, considerando pré-conceitos e pré-noções subjetivas totalmente individuais. Ainda concretiza que existem três motivos, sendo o primeiro a subjetividade tradicional onde revela que o pensador não tomou distância em relação a sociedade que vai estudar; depois um segundo motivo foi pela formação de toda bagagem de ideias previas do cientista, suas pré-noções ou pré-conceitos, a ciência acaba indo das ideias aos fatos, indo dos fatos a ideias; e o terceiro outro motivo pela falta de conceitos precisos, onde o cientista usa palavras vazias, sendo substituídos pelos verdadeiros fatos que se deve observar.

Fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com