TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “NUNCA ME SONHARAM”

Por:   •  5/2/2019  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

                                 RESENHA DO DOCUMENTÁRIO “NUNCA ME SONHARAM”

“Como meus pais não foram bem sucedidos na vida, eles também não me influenciavam, não me davam força para estudar. Achavam que quem entrava na universidade era filho de rico. Acho que eles não acreditavam que o pobre também pudesse ter conhecimento, que pudesse ser inteligente. Para eles, o máximo era terminar o ensino médio e arrumar um emprego: trabalhador de roça, vendedor, alguma coisa desse tipo. Acho que nunca me sonharam sendo um psicólogo, nunca me sonharam sendo professor, nunca me sonharam sendo um médico, não me sonharam. Eles não sonhavam e nunca me ensinaram a sonhar. Tô aprendendo a sonhar.”
– Felipe Lima, estudante

Essas palavras supracitadas foram de Felipe, um dos estudantes do ensino médio que foram escolhidos para relatarem suas experiências e expectativas com o ensino médio e, além disso, o Documentário tem o objetivo de analisar e questionar a qualidade do ensino médio, e como nós, como sociedade estamos cuidando do futuro e qualidade de educação para esses jovens. Portanto, nas palavras de Felipe, podemos notar a dificuldade que muitos estudantes enfrentam, seja por falta de incentivo dos pais, seja pela próprio governo e sociedade que, muitas vezes, matam os sonhos dos estudantes e os deixam como “segundo plano”, na escala de prioridades, onde existe a ideia que o pobre não tem chances de ter uma vida melhor e somente o rico tem oportunidade.

O documentário “Nunca Me Sonharam” retrata a atual situação de muitos estudantes do ensino médio da escola pública, estudantes que estão em fase transformadora e, muitas vezes, decisiva de suas vidas. São jovens cheios de sonhos, expectativas, planos para o futuro, mas que, na maioria das vezes, esses sonhos não são ouvidos e valorizados, onde não existe um investimento do governo e da sociedade como um todo para agarrarem essa força de vontade dos estudantes, que mesmo com muitas dificuldades, têm força de vontade para alcançar um futuro melhor, uma boa profissão e, com isso, conquistarem uma melhor qualidade de vida para si e para a família.

Portanto, o documentário é de suma importância para esses jovens, pois da autonomia e faz com que eles tenham voz, nem que seja para expressarem seus anseios, suas queixas, suas vontades de vencer mesmo com as muitas adversidades enfrentadas na vida, o que falta mesmo, para que esses sonhos se tornem realidade, é uma simples valorização da educação e ouvidos mais inclinados para eles. Pois eles são o futuro no nosso país e precisam da nossa atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com