TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: "Fracasso escolar: reflexões sobre uma história antiga, mas atual"

Por:   •  7/6/2019  •  Resenha  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: Faculdade de Psicologia

DISCIPLINA: Contextos Educacionais I

PROFESSOR: Máira Cristina Rodrigues

RESENHA CRÍTICA

OTÁVIO GONÇALVES TRIGUEIRO

PATOS DE MINAS 2019

OTÁVIO GONÇALVES TRIGUEIRO

RESENHA CRÍTICA

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Contextos Educacionais I do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Prof.ª Máira Cristina Rodrigues.

PATOS DE MINAS

2019

No artigo "Fracasso escolar: reflexões sobre uma história antiga, mas atual" de Caldas vimos um caso de um jovem norte americano que faz referência ao processo do desenvolvimento escolar. Esse jovem está pela segunda vez na 7ª série, hoje conhecido como 8º ano, o mesmo tem muita dificuldade em acompanhar seus colegas nas matérias e no conteúdo, ele próprio o coloca para baixo sempre afirmando nunca conseguir fazer nada. Fica claro no texto que o “repetente" não tem muito interesse em o que pode ser aprendido na escola mas fora dali ele tem uma curiosidade grande em querer aprender coisas novas.

A autora utiliza-se desse exemplo para fazer uma crítica a realidade brasileira, alunos sendo tratados como preguiçosos, burros, atrasados e entre outras características determinadas precipitadamente, sem nem sequer estudar o caso a fundo e as necessidades particulares desses jovens.

No relato do jovem vê-se com clareza a dificuldade nas matérias de geografia, matemática, artes, português no ambiente escolar, no entanto em seu cotidiano o mesmo consegue colocar em pratica os conteúdos que até então a escola acredita que ele não os domina. Este fato demonstra que há uma falta de integralidade entre a instituição de ensino e a realidade de seus alunos em geral e especialmente em alunos com alguma dificuldade.

Nesse viés, ao analisar o artigo é notável o quanto a educação deixa a desejar tratando com indiferença e deixando de lado a capacidade desses jovens que não se enquadram nos padrões desejados. Os professores tem um papel fundamental para esses alunos, não devendo colocá-los como “fracos” ou “incapazes”, um aluno que recebe essas críticas cada vez mais se colocará na posição de que nunca conseguirá fazer nada.

Uma das possibilidades para que essa problemática se resolva é a mudança da maneira que os profissionais da educação avaliam tais conhecimentos “todo jovem tem direito a aprendizagem, mas nem todo jovem tem a facilidade em administrar e absorver o conteúdo que vê em sala de aula”. Assim, faz-se necessário buscar novas maneiras para trabalhar os conteúdos ministrados em classe, e se caso necessário buscar um professor apoio para que aquele aluno consiga aprender e acompanhar o conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com