TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme Anjos do sol, com discussões referentes a problemáticas presentes no mesmo.

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí

Acadêmicos: Kamilla Damásio, Marcos Vinícios Alves.

Disciplina optativa de verão do curso de psicologia                                          

Atividade proposta a disciplina de Problemas Psicossociais do Adolescente, orientada pelo professor Lucas Rossato.

Resumo do filme Anjos do sol, com discussões referentes a problemáticas presentes no mesmo.

Filme de produção Brasileira do ator, diretor, roteirista, editor e produtor de cinema e televisão Rudi Lagemann, retrata a prostituição infantil nas suas diversas formas.

O longa tem como protagonista uma criança de 12 anos, cujo nome é Maria , menina de família pobre, de origem da região nordeste do Brasil, que acaba sendo vendida por seus pais como tentativa de conseguir dinheiro para sustentar a família que passava fome, não sendo a primeira a ser vendida nessa família, os pais acreditavam que assim ela poderia ter uma vida melhor por receber promessas de emprego e ajuda e por outro lado estaria ajudando a família a não morrer de fome, acreditavam também que não devia existir vida pior que essa que ela estava tendo, a venda da criança foi vista como uma ajuda a ela.

Após passar por uma longa viagem, a menina é vendida a uma cafetina que acaba por leiloa-la para um fazendeiro, que tem como objetivo dar ela de presente ao seu filho que completaria quinze anos de idade, posteriormente é revendida a um cafetão dono de um bordel situado ao redor de um garimpo e por último é recebida por uma outra cafetina no Rio de Janeiro.

O filme é mercado por vários momentos de fugas, e a cada momento a protagonista se depara com a prostituição, mesmo estando sempre fugindo disso, outro ponto a ser destacado é a imagem que cada explorador apresenta a ela, como se ele fosse uma pessoa que estaria ajudando-a, libertando-a do sofrimento, da fome, uma falsa imagem de ‘’ padrinho ‘’ ou ‘’ madrinha’’.

Não vamos nos ater a detalhes do filme, apenas as suas problemáticas, que são voltadas a prostituição, abuso e exploração sexual de jovens e adolescentes, que é um tema muito presente e recorrente no cenário não só brasileiro, mas mundial.

DISCUSSÃO: O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RESUMO: Segundo a lei que versa sobre os direitos da criança e do adolescente é considerada como criança qualquer pessoa com até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos de idade. O abuso é considerado como qualquer ato sexual praticado de forma abusiva contra a vítima da agressão. A exploração sexual é a inserção em meio a esse mercado sexual com objetivos voltados ao lado financeiro. Esta discussão objetiva fazer levantamentos sobre a exploração, abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

PALAVRAS-CHAVE: abuso, adolescente, criança, exploração sexual

         Segundo Ohara (2010) adolescência corresponde às transformações biopsicossociais (amadurecimento do sistema nervoso central e desenvolvimento sexual). É nessa fase que os indivíduos experiência mudanças no corpo, e várias modificações na forma de ver o mundo.

É dicotômico, a forma como a lei assegura a proteção à crianças e adolescente. As crianças e os adolescentes têm proteção à vida e à saúde, conforme políticas públicas que permitam o seu nascimento, desenvolvimento de forma sadia e com condições dignas de existência (BRASIL, 2010). Sabemos que só no papel, as crianças ficam protegidas, e que existem fatores sociais e econômicos a serem remanejados para que essa proteção aconteça.

        A vulnerabilidade das crianças e adolescentes é vista como um fator que contribui para que aconteça a violência. Crianças em situação de rua, em sua maioria, estão em condição de vulnerabilidades. Essa condição, é uma porta aberta para aliciações e abusos (de trabalho, psicológicos e sexual). Conforme Brasil (2003) O abuso sexual é todo tipo de violência cometido pelos próprios pais, padrastos ou por outros familiares, vizinhos e conhecidos. No caso da rua, desconhecidos podem comprar favores sexuais, por bens matérias, de pouco valor, na maioria das vezes.

DESENVOLVIMENTO
          Segundo as Leis que versam sobre as crianças e aos adolescentes é considerada como criança, a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescente a que possui doze anos completos até dezoito anos de idade. A criança e ao adolescente devem ter acesso a todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem qualquer prejuízo de sua proteção integral, sendo amparado, por leis ou demais meios, seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, com condições de liberdade e de dignidade (BRASIL, 2010). 

          A Constituição Federal de 1988 no art. 227 diz que é dever da família, da sociedade e do Estado garantir à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, e também proteger-lhe de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão (SILVA, 2005).

           Segundo Porto (2011) O abuso sexual é considerado como todo ato ou jogo sexual (podendo ser uma relação heterossexual ou homossexual) realizado por alguém está em fase de desenvolvimento. O agressor tem a finalidade de estimular a vítima sexualmente ou utilizá-la para sua própria satisfação sexual.  O abuso é imposto à criança ou aos adolescentes por meio de violência física ou ameaças. Podendo variar até mesmo em atos encontrados na literatura que citam casos onde não se tenha necessariamente o contato físico (voyeurismo, exibicionismo), e não é necessário haver penetração nesses casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com