TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o filme Freud além da alma

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  4.649 Visualizações

Página 1 de 5

“Freud além da alma”

Trata-se de resumo breve sobre o filme “Freud além da alma” (Freud). EUA, 1963. Direção: John Huston, com Montgomery Clift, Susannah York, Larry Parks. Filme que mostra as dificuldades que o “pai da psicanálise” passou no começo de sua carreira de médico ao elaborar uma teoria sobre a sexualidade infantil (Complexo de Édipo).

No começo do filme Sigmund Freud entra em conflito com outros médicos do hospital aonde trabalha por internar uma paciente com suspeita de histeria, faz isso na tentativa de estudar o caso mais a fundo, pois já ali ele começa a pensar se pessoas com esse tipo de doença seriam ou não simuladores. Ele é confrontado pelo chefe do departamento ao qual pertence, este diz não admiti histéricos em seu departamento, por achar que pessoas com esse mau apenas querem chamar a atenção e ordena que liberem o leito em qual a paciente de Freud estava.

Freud começa então a sua jornada em busca de respostas, resolve viajar a Berlim para se encontrar com Charcot, neurologista francês, que emprega a hipnose para estudar a histeria. Charcot pretende provar que a histeria é uma doença mental e que a mente pode se dividir seguindo duas linhas de pensamento ao mesmo tempo. Este depois faz algumas demonstrações usando seus pacientes para mostrar suas experiências empregando técnicas de hipnose para eliminar e produzir sintomas.

Em um conselho para médicos, Freud diz que a mente pode ser controlada pelo inconsciente de uma mente perturbada ou que tenha sofrido algum trauma. Todos os outros médicos não veem nada de novo no pensamento de Freud e ele é ridicularizado por acreditar em métodos que empreguem a hipnose. Mas mesmo sendo ridicularizado consegue o apoio e respeito do Dr. Brauer, que relata ter uma paciente que ele usa a hipnose para fazer com que ela reviva o momento de determinado trauma, o que faz depois os sintomas de histeria desaparecer e não tornem a voltar. Freud e Brauer começam a trabalhar juntos com vários pacientes histéricos. Em uma sessão com um de seus pacientes Freud se assusta quando o jovem em transe hipnótico revela que matara o próprio pai porque amava a mãe. O jovem doutor não consegue lidar com tal fato, pois o próprio também sofre do mesmo trauma que seu paciente. Por esse motivo senti-se mau, começa a ter sonhos ruins sobre isso, pensa em desistir do estudo sobre histeria usando a hipnose. Freud é convencido a voltar ao seu estudo sobre histeria, e deduz que todos os casos de histeria estariam ligados a sexualidade, inclusive o dele próprio. Brauer no começo dúvida de tal afirmação, então Freud faz uma demonstração em uma de suas pacientes, que até então não tinha sido cogitado que o trauma dela era de cunho sexual, depois da sessão de hipnose a jovem parece curada. E Brauer então é convencido de que realmente faz sentido o argumento de Freud.

O pai de Freud morre e ele não consegue entrar no cemitério, não consegue ficar de luto, não sente a perda do pai. Começa a levantar questões sobre a moral do pai, começa a criar pensamentos ruins sobre o pai. O que teria acontecido com ele? O que seu pai havia feito de ruim que ele teria essas dúvidas?

A jovem paciente, porém tem uma recaída, ela cria uma gravidez psicológica, e começa a demonstrar que está apaixonada pelo o Dr. Brauer, o que faz com que ele se afaste dela por medo de acabar com seu casamento. Freud começa então a tratar da jovem, o que faz com que ela logo se apaixone por ele também. Ele começa a usar outros métodos com ela em suas sessões, em busca de respostas para saber de fato qual seria o seu trauma. Em umas destas sessões ele descobre que ela teria sido abusada pelo próprio pai. A paciente se cura dos sintomas que sofria, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com