TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos das ciências sociais

Projeto de pesquisa: Aspectos das ciências sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Abordaremos nesse trabalho aspectos importantes sobre as Ciências Sociais.

As Ciências Sociais tem como objetivo estudar a vida do indivíduo em sociedade e é dividida em campos especializados, como por exemplo, a Sociologia.

A Sociologia é um estudo científico do comportamento humano e suas interações que pode explicar fenômenos sociais utilizando conceitos de estrutura social e cultural.

Sociedade, Indivíduo e Cultura

A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo social e passará a ter hábitos e atitudes dos outros membros de seu grupo e isso fara que sejam aceitos dentro dessa sociedade.

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Os autores Berger e Lukmann, explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade e é explorada de duas formas: a socialização primária e a socialização secundária.

-A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual se torna membro da sociedade. Através da socialização primária o indivíduo toma posse de um “eu” e de um “mundo” objetivo, ou seja, é integrado a uma dada realidade. O indivíduo adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo entende o seu papel, em suma, apreende sua personalidade através de uma atitude reflexa.

-A socialização secundária é a interiorização de “submundos” institucionais e baseados em instituições. Estes submundos são geralmente realidades... [continua]

Etapa1

Passo1Ler a obra indicada, ou pesquisar outros livros, que tratem sobre os significados decultura ,individuo e sociadade.* BERGUER,Peter; LUCKMANN,Thomas. A construçãosocial da realidade.Passo 2- Com base na leitura solicitada no passo 1, identificar e listar os significadosde cultura, individuo e sociedade.

Cultura

significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias,comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Individuo

é conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas; é o somatório das características inerentes à alma humana. Toda criatura que se individualizou tornou-se um ser homogêneo, pois não mais procura comparar-se com os outros, admite a sua singularidade significa ser você mesmo. Um ser único e individual que quando se agrupa a outros indivíduos, forma a sociedade. É como se ela, a sociedade, fosse à matéria, e o individuo, fosse uma das moléculas que fazem parte da matéria. A diferença é que nós, ao contrario das moléculas, somos diferentes uns dos outros, caso contrário amaríamos o nosso próximo de "igual" e não de "semelhante”.

Sociedade

é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos,preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi - aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com