TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Alimentares Ponto de Vista Psicanalítico

Por:   •  11/3/2019  •  Dissertação  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 6

A Desertação tem como objetivo explanar diversas teorias e interpretações psicanalíticas sobre transtornos alimentares .

A principio a psicanalise tem muito a contribuir com a interpretação dos transtornos que afetam o comportamento alimentar , a obesidade traz por exemplo um desvendamento psicopatológico mais amplo que apenas a estética e o desenvolvimento psicossocial ,traz também um histórico na relação objetal do individuo ,Freud salientou o contato do seio com a criança como seu primeiro objeto ,porem acabou por não se aprofundar, já na visão Kleiniana a relação da criança com seu objeto é determinada por suas necessidades físicas e é por meio de sensações que a criança tem experiência de seus objetos ,ainda para Klein um bom objeto para o bebe é o que tem bom sabor e da prazer à boca ,já o mau objeto é frustrante e tem mau sabor , apresentando uma visão diferente e mais aprofundada que a de Freud .

O artigo também usufrui da ideia de Paula Heimam , que tem como principio que a frustação e a gratificação podem ser defendidas em termos de unificação e separação , assim sendo a boca e o seio a mais simples forma de gratificação ,seguindo esse principio o objeto oral é incorporado ,introjetado ao bebe .

Outro autor contribui com suas ideias no artigo é Sandor Ferenczi , que reconhece a existência da relação objetais infantis , ele tem como ideia que o adulto e acriança são sujeitos divididos e não sujeitos racionais ,idênticos entre si mesmo ,para Ferenczi a uma dependência logica em relação a identidade do objeto ,sendo assim seguindo a ideia de Ferenczi , uma mãe operatória pode interpretar a frustação do bebe sempre como fome alimentando o bebe em seguida ,assim deixando o sentidos do bebe confusos ao longo do tempo .

Ferenczi também tem a ideia que o recém nascido ao inicio experimenta todas as coisa de modo monista , mais tarde ele deferência as coisas rebeldes ao seu desejo ,assim o monista se tranforma um dualista , dessa forma o primeiro amor e o primeiro ódio acontecem em decorrência das primeiras sensações de prazer e desprazer deslocam-se para os objetos que as suscitaram , ao inicio o bebe gosta das sensação de saciedade ,depois ele passa a gostar do objeto que proporciona a saciedade .

Mais tarde Ferenczi redefine suas posições ,diferenciando os termos introjeção e identificação ,introjeção é um processo , identificação é um mecanismo de englobamento de um objeto ,nos transtornos alimentares essa é uma questão de extrema importância .

Lacan acredita que castração envolve ambas figuras maternais , porem a castração por parte da mãe acontece primeiro ,logo após acontece a castração por parte do pai , assim sendo a sua primeira ruptura o desmame , que vai possibilitar a elaboração da subjetividade no individuo , a subjetividade será moldada através do espaço deixado pelo espaço do objeto primordial , a carência desse objeto acarretara a exclusão da atividade libidinal da cadeia simbólica ,assim a relação com a mãe se tona “tranquilizante” ,sendo uma tendência para a compulsão na tentativa de suprir a falta .

A anorexia e a bulimia estão sempre ligados ao problema com a imagem do corpo ,Schilder concebeu a imagem do corpo como a integração das experiências orgânicas e psíquicas ,uma ideia muito interessante no contexto dos transtornos alimentares ,na mesma premissa Alperovich publicou um trabalho que tem como foco como o obeso sedentário de hoje foi o filho imobilizado de ontem .

Um grupo de estudos em Buenos Ayres ,descreveu que a situação pré-natal mais precoce facilita a probabilidade da fixação oral ,sublimando a função do pai em ocupar seu espaço , para que não ocorra uma “overdose” materna , que pode acarretar futuramente uma obesidade mórbida .

McDougall sublinha uma questão de extrema importância , como o corpo bio-logico se torna um corpo psicológico? Aulagnier afirma que a passagem do estado infans para o de criança se acompanha de uma primeira diferenciação com a mãe .

Aulagnier argumenta que mesmo que a mãe seja a porta voz a palavra intercede como uma terceira pessoa , com a voz materna podemos tanto acariciar como ferir , o que é de suma de importância é entendermos que não se trata das sensações em si , mais sim de como são representadas psiquicamente .

A responsável materna dos obesos por exemplo não compreendem seus frustações , sendo sempre respondida com alimento , assim a criança não aprende a descriminar a fome de outras sensações de desconforto , logo buscando no alimento o preenchimento para o vazio interior .

McDougall criou o ideal de hermafrodita a partir das obra de Colette Chiland ,Chiland sublinha a relação da obesidade com o fato da mãe desses garotos esperarem um bebe do sexo feminino , assim “ engordando” os filhos para ganharem aspectos femininos e ganharem aspectos masculinos .

A psicanalise reconhece a assimila o fato da oralidade ter muito haver com transtornos alimentares mtendo como exemplo a vista ligação entre se alimentar como um mecanismo de defesa .

Fedida explica que a consumação solitária de comida pode ser vista como uma compulsão de compreensão interior de objetos ,afim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com