TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social e As Dimensões Ético-Políticas e Teórico-Metodológicas no Serviço Social contemporâneo

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE  FEDERAL  DO  TRIÂNGULO  MINEIRO

Natália Da Silva Lima

Resenha:

A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social

 e

As Dimensões Ético-Políticas e Teórico-Metodológicas no Serviço Social contemporâneo

Uberaba

2018


Objetivo:

O objetivo deste trabalho é apresentar o resumo do texto A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social e as Dimensões Ético-Políticas e Teórico-Metodológicas no Serviço Social contemporâneo visando atender aos requisitos da disciplina Leitura e produção de textos. Espera-se que o resumo apresente os principais assuntos apresentados no texto original lido.


Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Leitura e produção de textos do Curso de Bacharelado em  Serviço Social ministrada pelo Prof. Dr. Acir Mário Karwoski.


As três dimensões constitutivas do Serviço Social são extremamente relevantes para a prática profissional uma vez, que elas contribuem e influenciam diretamente no enfrentamento dos desafios profissionais contemporâneos.

Todos nós futuros assistentes sociais temos o deve de conhecer e de aplicar as três dimensões constitutivas do Serviço Social, é muito importante entender é que elas não se separam e nem se sobrepõem, todas elas possuem um mesmo nível de grau e de importância no âmbito da atuação profissional e se articulam o tempo inteiro teoria e prática, as duas não  são diferentes tão pouco podem ser separadas precisamos então compreender que cada uma das dimensões possuem a sua diversidade, todavia, elas se completam se complementam são extremamente articuladas entre si, o profissional que em sua práxis articula as três dimensões constitutivas do Serviço Social  sem dúvida alguma caminha em rumo a direção da finalidade da profissão e ao cumprimento do projeto ético-político profissional que busca direitos universais , sobre tudo uma sociedade mais justa e igualitária.

Segundo Cláudia Mônica Santos(2002), o termo ”dimensão” remete às propriedades de alguma coisa no sentido de seus pressupostos, de suas direções, de seus princípios fundamentais.Entendemos então que, as dimensões constitutivas do Serviço Social, nada mais são do que nossos direcionamentos profissionais escolhidos pela categoria ao longo da nossa construção sócio histórica, para que a gente possa compreender melhor cada uma das dimensões que norteiam a nossa prática profissional.

Dimensão teórico-metodológico

A dimensão teórica nos remete diretamente as diferentes teorias que nós apreendemos para que possamos assim fazer uma leitura e intervir na realidade social durante a nossa práxis profissional. A questão metodológica está ligada a forma como se faz algo isso significa dizer, que a dimensão metodológica diz respeito a um modo de fazer da profissão, na dimensão teórico-metodológica as diferentes teorias que norteiam as nossas práxis profissionais somadas ao nosso modo de fazer profissional que é específico do Serviço Social.

A dimensão teórico-metodológica fornece ao profissional um ângulo de leitura dos processos sociais de compreensão do significado social da ação, uma explicação na dinâmica da vida social na sociedade capitalista, possibilita a análise do real, se aproximando assim da nossa principal corrente teórica que é a marxista.


Dimensão Ético-Política

A dimensão ética se refere a nossa reflexão a respeito dos valores morais existentes na sociedade que são frutos da criação humana, a ética expressa logo de pronto que nós tomamos partido, que nós, não somos profissionais neutros, ou seja, que nós nos posicionamos profissionalmente, a favor da liberdade , da pluralidade, da universalidade de direitos, igualdade, democracia dentre outros princípios éticos profissionais e por isso tem uma relação intrínseca entre ética e política a dimensão política configura de pronto os nossos compromissos profissionais expressa as nossas intencionalidades  das nossas ações implica diretamente na nossa tomada de decisões.

A dimensão ético-política envolve o projetar da ação em função dos valores e finalidades do profissional, da instituição e da população. É responsável pela avaliação das consequências de nossas ações ou a não avaliação dessas consequências. São as diferentes posições e partidos que os profissionais assumem.

A dimensão técnico- operativa

Yolanda Guerra considera que a dimensão técnico-operativa constitui o nosso modo de aparecer a profissão, ou seja, como ela é conhecida e reconhecida pela sociedade, para quem fazer, como e onde fazer, o que fazer e como fazer, a autora Yolanda Guerra afirma que a dimensão técnico-operativa expressa a razão de ser da profissão, remete as competências instrumentais   pela qual a profissão é reconhecida e legitimada.

Dimensão técnico-operativa

Instrumentos e técnicas são partes constitutivas do instrumental técnico-operativo pertencem ao âmbito da operacionalização da ação profissional por meio da articulação da dimensão técnico-operativa com as demais dimensões da intervenção é possível materializar em ações, as concepções teórico-metodológica e ético-política que orientam o profissional.

A construção do Projeto Ético-político do Serviço Social

O momento histórico em que o Projeto Ético-político do Serviço Social foi gestado vai ser dentro do processo de redemocratização, ou seja nós saímos de um período de ditadura  estamos na busca pelo restabelecimento dos ganhos e das conquistas democráticas é dentro desse contexto de redemocratização que nasce um movimento muito importante  para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com