TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:Mecanismo de atendimento do Serviço Social

Por:   •  20/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  14.968 Palavras (60 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

VERÔNICA DA SILVA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:Mecanismo de atendimento do Serviço Social.

[pic 2]

Maceió – AL

2017

VERÔNICA DA SILVA

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:Mecanismo de atendimento do Serviço Social.

Trabalho de Conclusão de curso apresentando a UNOPAR-Universidade Norte Paraná,como requisito para obtenção do titulo de bacharel em Serviço Social .

Tutor Orientador: Juliana Caetano Silveira

[pic 3]

Maceió – AL

2017

Sumário

 CAPÍTULO I   VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – DEMANDAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

CAPÍTULO II – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL......................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dedicatória

Dedico a todos que de alguma forma contribuiu para minha formação.

Agradecimentos

Em primeiro lugar a Deus, que iluminou o meu caminho durante esta caminhada.

Aos meus pais,esposo e filhos quero agradecer de forma destacada e grandiosa, pois me incentivaram a seguir em frente e concluir mais esta etapa em minha vida. Aos professores pelo acolhimento e disponibilidade.

RESUMO

Neste trabalho buscamos discutir sobre violência contra a mulher. Esta violência acontece predominantemente nos âmbitos domésticos e apresenta alto índice em maior parte dos estados brasileiros. É crescente o número de homicídios registrados contra a mulher no Brasil, mesmo após a implementação da Lei 11340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Diante de tais aspectos, o trabalho teve como objetivo Identificar as principais formas de violência contra a mulher ,a aplicação Maria da Penha e as formas de enfrentamento do serviço social nessa demanda.Conclui que muitas mulheres ainda não levam em frente suas denúncias, ainda por medo ou vergonha e que o  Assistente Social é um profissional que possui qualificação, conhecimento complexo, criticidade, para intervir nas diversas expressões da violência.

 

Palavras Chaves: Mulher, Violência, Serviço Social


SUMMARY

In this work we seek to discuss violence against women. This violence happens predominantly in the domestics domains and presents high index in most of the Brazilian states. The number of homicides registered against women in Brazil is increasing, even after the implementation of Law 11340/2006, known as the Maria da Penha Law. In view of these aspects, the objective of this study was to identify the main forms of violence against women, the application of Maria da Penha and the ways of coping with social service in this demand.Concludes that many women still do not carry out their denunciations, fear or shame and that the Social Worker is a professional who has skills, complex knowledge, criticality, to intervene in the various expressions of violence.

 

Keywords: Woman, Violence, Social Work


INTRODUÇÃO

A temática deste Trabalho de Conclusão de Curso é violência contra mulher,A violência contra a mulher pode ser entendida como aquela que fere, ofende, subjuga, maltrata, humilha e viola os direitos das mulheres; que é empregada não como forma de resistência, mas como meio de controlar e submeter as mulheres. Esta violência pode ser física, psicológica ou sexual, e perpassa todas as camadas sociais, idades, etnias, religiões e nacionalidades.

Este é um fenômeno que atinge todas as classes sociais e faz parte do cotidiano de mulheres no Brasil e no mundo. Ocorre de variadas formas e tem aumentado consideravelmente o número de homicídios femininos, fato complexo que infringe os direitos humanos de muitas mulheres.

Em 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS), considerou a violência contra a mulher como um problema de saúde pública devido à elevada freqüência com que ocorre e pelas repercussões na vida da mulher, na família, na economia, nos serviços de saúde, na justiça e na sociedade como um todo, bem como pelos gastos em saúde pela ocorrência da violência doméstica ou violência contra a mulher.

A mulher em situação de violência, seja física, psicológica ou sexual, é acometida por sérios problemas físicos e emocionais, tais como: dores ou desconfortos severos, problemas de concentração, tonturas, cefaléias, depressão, baixa autoestima, insônia, tentativas de suicídio, uso diário de álcool e drogas, sofrimento psíquico em geral, trauma neurológico,doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

A violência contra a mulher tem demandado especial atenção do poder público, o qual tem implementado políticas para o combate ou prevenção. Um avanço importante para as mulheres brasileiras foi a promulgação da Lei 11340/2006,denominada como Lei Maria da Penha, a qual representa um marco legal para coibira violência doméstica e familiar contra a mulher. No entanto, os casos persistem mesmo diante de legislação para coibir tais atos violentos.

A violência é uma das múltiplas expressões da questão social e tem aumentado consideravelmente no país. O estado do Espírito Santo encontra-se com alto índice de violência contra a mulher (MAPA DA VIOLÊNCIA 2012, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.5 Kb)   pdf (460.9 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com