TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO: Trabalho na restruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SERVIÇO SOCIAL

Concepção Histórica das Políticas Sociais Brasileira no Período de 1960 a 1980

e o Serviço Social.

[pic 6][pic 7]

Tutor Presencial:

Tema:

Família e trabalho:

Trabalho na restruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.

   

             Trabalho de Avaliação Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, referente ao curso de Serviço Social relacionando as seguintes disciplinas: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social l, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.

Professores: Rosane Malvezzi, Sérgio G. Barboza, José Adir e Wilson Sanches
                                                                                           

Joinville – SC

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................ 04

A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS  NA FAMÍLIA...............................05

AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE................................................06

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E SEUS IMPACTOS SOCIAIS NO SÉCULO XX. 07

CONCLUSÃO.................................................................................................................. 08

BIBLIOGRÁFIA................................................................................................................ 09

1.INTRODUÇÃO

O objetivo desse breve estudo é fazer uma análise sobre as transformações das famílias na atualidade e das questões potencializadas pelas relações família-trabalho. Oportunizando assim  uma discussão reflexiva dos novos arranjos familiares e seu modo de ser, que influenciadas pelo desenvolvimento econômico e evolução no modo de produção do trabalho, tem repercutido no comportamento das relações humanas e, consequentemente, no desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento de suas questões .

Compreender o universo familiar e suas transformações tem sido um grande desafio para as instituições e profissionais que atuam nos diversos segmentos da sociedade buscando desenvolver e formular respostas efetivas para o enfrentamento e administração dos conflitos propagado pelas sociedades capitalistas  contemporâneas.

 Para esta análise reflexiva, tomou-se como base referenciais os conhecimentos interdisciplinares do segundo semestre do curso de Serviço Social abordados pelas seguintes disciplinas: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social l, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.

 2. A Divisão Social do Trabalho e  Seus Impactos nas Famílias.

Atualmente, os novos arranjos familiares tem passado por uma grande transformação no seu comportamento na sociedade pós-moderna. Como aponta os autores, Torres e Yacoub (2012), a instituição familiar se modificou completamente, e tais mudanças refletiram também nas transformações de todas as instituições sociais. Afirmam ainda, que o nome família continua o mesmo, porém, sua estrutura já não é a mesma. A sociedade moderna  tem adotado novos padrões no seu comportamento, o que tem afetado diretamente nas vivencias cotidiana das famílias,

A modernidade tardia trouxe consigo um processo de individualização social, as pessoas são “libertadas” das formas sociais anteriores como classe, estrato, família, estatuto de gêneros e etc. Essa situação gerou, sobre tudo no mundo ocidental, um “impulso social individualizatório”. Isso dissociou as pessoas, através da ruptura de continuidade da história, dos condicionamentos ligados à classe e família (TORRES e YACOUB, 2012; p.4).

Dos principais aspectos geradores dessas mudanças estruturais das famílias  foram consequências do desenvolvimento industrial ocorridas nas ultimas décadas. Algumas dessas mudanças, principalmente na economia,  acarretaram transformação no mercado de trabalho, consequências refletidas no relacionamento humano e na sua intensa busca por melhores condições de vida e desejo de conquistas individuais que trazem consigo modificações de papeis sociais

[...] das transformações mais gerais que ocorrem na sociedade brasileira, expressam ajustes entre as dinâmicas de transformação da família e das atividades econômicas. Na verdade, elas indicam mais do que simples ajustes, pois repercutem sobre as relações familiares de autoridade e de negociação, afetando mutuamente as relações internas à família e as possibilidades de inserção de seus componentes no mercado de trabalho. ( MONTALI, 2000, p.61)

Ainda, segundo Montali (2000), historicamente as famílias mantém seu papel tradicionalmente reconhecido pela participação do homem provedor e mantenedor da família e, a mulher, como cuidadora do lar, um padrão claramente caracterizado pela valorização e divisão dos papeis que lhe foram atribuídos. Por mais que hoje convivamos com outros modelos, este tipo de configuração ainda é predominante, no entanto, devido as mudanças no mercado de trabalho, o curso das transformações estrutural das famílias tem sido rompida, o que tem implicado á uma nova versão dos papeis desempenhados pelo homem e a mulher.

3. As Relações Familiares na Contemporaneidade

No Brasil, a partir de 1990, as mudanças econômicas surtiram grande impacto na estrutura familiar. Com a abertura do mercado brasileiro que, sendo obrigado a acompanhar o ritmo de expansão financeira dos países desenvolvidos, teve que investir em suas atividades comerciais. Como aponta Montali (2000) em sua análise realizado sobre o mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo, principal cidade industrial do país, a restruturação produtiva do setor industrial contribuiu diretamente no rearranjo das famílias que, em  decorrência do recessivo período econômico que afetou diretamente as relações no mercado do trabalho, foram levadas a enfrentar a nova realidade em momento de crise e se adaptarem aos mecanismos regidos pelo sistema capitalista afim de suprirem suas necessidades. Em consequência, as transformação no mercado do trabalho, impactaram diretamente nas mudanças da economia e no papel do Estado. Que tem por dever  implementar politicas públicas para o enfrentamento das situações da crise do desemprego, amenizando assim as consequências nas questões sociais e o fortalecimento da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com