TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os deveres do assistente social, etica e meio ambiente

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TRABALHO CURSO SERVIÇO SOCIAL

Código de Ética do Assistente Social:

Refletindo sobre a postura profissional crítica e consciente sobre sustentabilidade e deveres do assistente social.

PORTO ALEGRE, OUTUBRO 2014.

Introdução

                   Nesse trabalho falaremos do papel do assistente social diante da ética e deveres perante a busca de uma sociedade consciente. Onde zela pela família e suas crenças que favoreçam para sua estabilidade social, estimulando assim sua participação individual, grupal e comunitária para um processo de colaboração para uma melhora no desnível social.

                   Todos têm direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, em de uso comum, essencial á uma boa qualidade de vida. No entanto cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações

                   

Resumo

                   Para construção de uma sociedade justa devemos, como um todo ter consciência de sustentabilidade para o futuro de todos, onde precisamos de ações para que todos tenham ciência de seu papel como cidadão preservando assim um mundo melhor e mais justo para todos.

                   O papel do assistente social baseia-se na elaboração de ações conjuntas com a sociedade, conscientizando a sociedade como um todo na busca de uma equidade e justiça tanto ambiental quanto social. Respeitando todo e qualquer tipo de crença, zelando a integridade de todos.

Os deveres do assistente social e da ética e meio ambiente, para uma cidade sustentável.

                         Para construção de uma sociedade justa o assistente social deve assumir uma postura ética ao desempenhar suas funções, respeitando a dignidade humana.

                   No exercício de suas funções o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, politicas e religiosas de todas aquelas pessoas a quem se destinam suas atividades.

                   O assistente social tem de zelar pela família, que e a base da sociedade, defendendo seus direitos contribuindo nas ações que favoreçam a sua estabilidade e integridade. Ele deve ser acima de tudo um profissional responsável que contribua para o bem comum, e contribua para que o máximo de pessoas seja alcançado, tendo acesso aos direitos que lhe são garantidos para isso o profissional deve colaborar com os poderes públicos para prevenção desses direitos e bem comum, dentro dos princípios democráticos, lutando para o estabelecimento de uma ordem justa.

                   Deve-se pautar profissionalmente sempre a favor da verdade conforme estabelecem os princípios éticos e a lei penal. Espera-se ainda que o assistente social estimule a participação individual, grupal e comunitária no processo de desenvolvimento, contribuindo para a correção dos desníveis sociais.

                   Quanto ao comprimento de seus deveres cívicos, colaborará nos programas nacionais e internacionais, que se destinem a atender as reais necessidades da melhoria das condições de vida para a sua pátria e humanidade o profissional deve cumprir e respeitar a justiça em todas suas formas: comutativa, distributiva e social, lutando para seu cumprimento, dentro dos princípios da fraternidade, tanto no plano internacional como no nacional. É um profissional comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e luta para garantia dos direitos humanos e universais; trabalha com projetos profissionais coletivos e compromissos em varias politicas sócias como: saúde, educação, previdência, habitação lazer assistência social e justiça.

                   Busca-se um profissional que se aperfeiçoe sempre e respeite as normas éticas das outras profissões, sempre em busca da justiça social.

                    A profissão esta sempre inserida nos contextos sociais, na contemporaneidade, há varias preocupações, dentre elas destaca-se a preocupação com o meio ambiente, sendo a falta de conscientização, o fator agravante. OS efeitos climáticos estão em pleno desenvolvimento, e ainda assim ignorados por boa parte da população, o homem faz queimadas, devasta floresta, contamina riachos, sem levar em consideração o poder de destruição das suas ações ao meio ambiente, não podemos deixar de mencionar o estrago deixado pelo desenvolvimento tecnológico e industrial de uma sociedade capitalista onde se visa apenas o lucro. O assistente social entra nesse contexto, como um critico, buscando alternativas saudáveis para o desenvolvimento sustentável.

                   Todos têm direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, em de uso comum, essencial á uma boa qualidade de vida. No entanto cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações.

O assistente social assim como qualquer outro cidadão tem o dever de contribuir para a superação dos desafios da sustentabilidade do nosso planeta. Portanto, o profissional deve pautar suas ações sempre em benefícios da integridade da sociedade, assim como ajudar os sistemas ecológicos da terra. Para isto deve-se adotar medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e responsável. Um dos mais importantes princípios que o assistente social deve considerar no exercício de sua profissão é a justiça social e econômica. Onde o profissional deve agir de maneira ética para minimizar as diferenças sociais existentes. Ele deve assegurar a igualdade dos direitos a educação, saúde, oportunidade econômica e a assistência social. Podemos destacar o direito das mulheres, eliminando toda e qualquer forma de violência contra ela, assim como sua participação em todos os aspectos da vida econômica politica, civil, social e cultural. Também se deve defender sem discriminação os direitos de todos os cidadãos, sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma ou origem nacional, étnica ou social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com