TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Análise De Demonstrações Financeiras

Por:   •  23/9/2013  •  7.607 Palavras (31 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 31

INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem como objetivo principal, elaborar um Relatório Geral sobre a saúde econômica, financeira e patrimonial da Indústria Romi S/A. Este desafio foi elaborado em quatro etapas onde os acadêmicos terão que cumprir cada etapa passo a passo.

As Demonstrações Financeiras analisadas serão o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) da indústria mencionada anteriormente.

A primeira etapa realizada e colocada em prática será efetuar os cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal, em seguida analisar as possíveis causas das variações.

Dando continuidade ao desafio serão calculados os índices financeiros referentes à Estrutura, Liquidez, Rentabilidade e Dependência Bancária. Após a realização destes cálculos os índices serão interpretados e transcritos ao Quadro-resumo dos índices. Com isso finaliza-se a segunda etapa do desafio.

Na próxima etapa deverão os componentes do grupo, efetuar os cálculos da rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont, utilizando como referência teórica o artigo sobre o Modelo Dupont e utilizando o Modelo de Stephen Kanitz, determinar se a empresa encontra-se em insolvência, em penumbra ou em solvência. Para finalizar esta etapa deve-se elaborar um Diagrama Estratégico Qualitativo.

Na quarta e última etapa, determinar a necessidade de Capital de Giro da empresa, o prazo médio de rotação dos estoques, o prazo médio de recebimento das vendas, o prazo médio de pagamento das compras; determinar, em dias, o Ciclo Operacional da empresa. E por fim elaborar um Relatório Geral sobre a saúde econômica, financeira e patrimonial da empresa em questão.

ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

Estas são as 2 (duas) técnicas mais utilizadas e adequadas para analisar as demonstrações financeiras.

Suas principais características são: comparar relação de valores entre eles e valores e um períodos anteriores. Para essas análises ocorrerem são necessários o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do resultado do exercício (DRE).

ANÁLISE VERTICAL

A Análise Vertical, também denominada por alguns analistas de Análise por Coeficientes, é aquela através da qual se compara cada um dos elementos do conjunto em relação ao total do conjunto. Ela evidencia a porcentagem de participação de cada elemento no conjunto. O cálculo do percentual que cada elemento ocupa em relação ao conjunto é feito por meio de regra de três, em que o valor base é igualado a 100, sendo os demais calculados em relação a ele.

Para se obter o valor percentual das contas e grupo de contas do Balanço Patrimonial deve-se dividir o valor das contas pelo valor total do Ativo ou Passivo como sugere a fórmula a seguir:

Vlr % = Conta ou Grupo de Conta

Total Ativo ou Passivo

No caso da DRE deve-se dividir o valor das contas ou grupo de contas pela receita líquida do exercício em análise conforme a fórmula abaixo:

Vlr % = Conta ou Grupo de Conta

Receita Líquida

Ex.: para calcular a porcentagem de participação que a conta Despesas Administrativas, de R$257.310, ocupa na Demonstração do Resultado do Exercício que tem uma Receita Operacional Líquida de R$1.372.500, faremos:

1.372.500 = 100%

257.310 = X

Logo:

X = 257.310 x 100 = 18,75%

1.372.50

ANÁLISE HORIZONTAL

Identifica a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período de tempo. É a análise temporal do crescimento da empresa, que permite avaliar a evolução das vendas, custos e despesas, etc.

A Análise Horizontal, também denominada por alguns analistas de Análise por meio de números/índices, tem por finalidade evidenciar a evolução dos itens das Demonstrações Financeiras ao longo dos anos.

Este tipo de análise possibilita o acompanhamento do desempenho de cada uma das contas que compõem a demonstração em questão, ressaltando as tendências evidenciadas em cada uma delas, sejam de evolução ou de retração.

O mecanismo consiste em escolher um exercício – geralmente o mais antigo – como base, atribuindo aos seus valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com