TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades, produção, uso, reservas e mercado de titânio

Projeto de pesquisa: Propriedades, produção, uso, reservas e mercado de titânio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

O titânio foi descoberto, em 1791, por William Gregor ao realizar experiências de tratamento da ilmenita com ácido sulfúrico e ácido clorídrico concentrado. O nome titânio tem origem na palavra grega titanes, que na mitologia grega é um dos filhos de Urano (Céu) e Gaia (Terra).

O titânio (Ti) é o nono elemento mais abundante da terra. É um elemento litófilo e tem uma forte afinidade por oxigênio, fazendo com que a maior parte do titânio na litosfera esteja na forma de óxido. As crostas oceânicas e continentais contêm em torno de 8.100 ppm e 5.300 ppm de titânio, respectivamente. O titânio é um metal de brilho prateado, mais leve do que o ferro, quase tão forte quanto o aço, e quase tão resistente à corrosão como a platina. No campo industrial o titânio é usado principalmente sob forma de óxido, cloreto e metal. Os óxidos de titânio que apresentam interesse econômico são a ilmenita, o leucoxênio, o rutilo e, mais recentemente, o anatásio e a perovskita.

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

As propriedades, produção, aplicação, reservas e mercado do Titânio.

2. PROPRIEDADES

O metal titânio é pouco reativo em temperatura ambiente, mas, quando aquecido, forma compostos estáveis, duros e refratários. O titânio é resistente à maioria dos ácidos orgânicos, aos ácidos clorídricos e sulfúricos diluídos, a gases e soluções contendo cloro. A forma do titânio (IV) representa o seu estado de oxidação mais estável.

Devido a propriedades excepcionais, densidade de 4,5 g/cm3; elevada tenacidade; elevado ponto de fusão (1670°C); grande resistência à corrosão (equivalente à da platina); elevada resistência mecânica (comparável à do aço); estabilidade térmica; grande capacidade de dispersão e elevada brancura, o titânio é utilizado em uma diversidade de aplicações industriais, desde a fabricação de turbinas para aviões supersônicos até próteses dentárias, sendo especialmente indicado para usos em materiais que se mostrem resistentes a situações adversas, como tubulações em água do mar e em diversos artefatos da indústria aeroespacial. Por essas e outras razões, o titânio é considerado um metal de importância estratégica.

A ilmenita (FeTiO2) é o mineral de titânio de ocorrência mais comum e abundante. Apresenta-se na cor preta do ferro, cristalização hexagonal, romboédrica. Teoricamente possui 53% de TiO2 e 47% de Fe; pode conter pequenas quantidades de magnésio e manganês e, em muitos casos, até 6% em peso de Fe2O3. É um mineral opaco, brilho submetálico, dureza entre 5,0 e 6,0, possui massa específica entre 4,10 e 4,80 g/cm3, pode ser magnética sem aquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com