TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE INDICADORES DO MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE INDICADORES DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITUANDO INDICADORES AMBIENTAIS

RESUMO

A definição de indicadores ambientais tem como objetivo compor um método para a avaliação de desempenho da política pública de meio ambiente. Os Indicadores constituem-se em instrumentos de avaliação, que devem ser adequados às realidades ambiental e socioeconômica da região a ser avaliada.

O desenvolvimento de método de avaliação de política pública consiste em buscar objetivar um julgamento de valor para um conjunto de ações governamentais, visando informar a sociedade e subsidiar os tomadores de decisão. Contudo é importante lembrar que todo método de avaliação é tão somente um instrumento que sinaliza caminhos, em direção a rumos que devem ser estabelecidos com o apoio e inclusão de mecanismos participativos e democráticos.

Um indicador ambiental pode ser entendido como a representação de um conjunto de dados, informações e conhecimentos acerca de determinado fenômeno urbano/ambiental capaz de expressar e comunicar, de maneira simples e objetiva, as características essenciais (como ocorrência, magnitude e evolução, entre outros aspectos) e o significado (como os efeitos e a importância socioambiental associado) desse fenômeno aos tomadores de decisão e à sociedade em geral. Sua adoção envolve a perspectiva de ser utilizado no acompanhamento de cada fenômeno urbano/ambiental ao longo do tempo, no sentido de avaliar o progresso ou retrocesso em relação ao meio ambiente.

Contudo este trabalho tem como objetivo destacar os aspectos importantes que os indicadores ambientais proporcionam ao ambiente destacando o que são indicadores ambientais, como são obtidos, relação com a geomorfologia e quais indicadores usados com maior escala.

Palavras- chave: Ambiente. Indicadores Ambientais. Gestão Ambiental.

INDICADORES AMBIENTAIS

O IBGE (2008) define indicador como uma ferramenta constituída por uma ou mais variáveis que, associadas através de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Sendo assim, o indicador possui uma dimensão maior do que os dados primários ou secundários relacionados a uma ação.

Segundo Meadows (1998) citado por Ferreira (2007), o termo indicador é derivado do latim “indicare”, que significa tornar patente, demonstrar, revelar, denotar, o que permite explicar os fenômenos que se alteram ou sofrem mudanças ao longo do tempo e que são objetos de avaliação, derivando de valores (medimos aquilo com o que nos preocupamos) e criando valores (nos preocupamos com aquilo que medimos).

Segundo Kraemer (2004), a formação de um indicador ambiental inclui variáveis específicas de cada fator ambiental, o que permite a aferição das oscilações de comportamento e/ou de funcionalidade do fator, tornando-se o elemento mais adequado para a análise qualitativa e quantitativa das alterações da qualidade ambiental de um ecossistema. O alcance dos objetivos ambientais de uma entidade pode ser medido por esses indicadores

Indicadores são informações quantificadas, de cunho científico, de fácil compreensão usadas nos processos de decisão em todos os níveis da sociedade, úteis como ferramentas de avaliação de determinados fenômenos, apresentando suas tendências e progressos que se alteram ao longo do tempo permitem a simplificação do número de informações para se lidar com uma dada realidade por representar uma medida que ilustra e comunica um conjunto de fenômenos que levem a redução de investimentos em tempo e recursos financeiros. Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.

Vários autores tratam de temas relacionados os indicadores na área de saúde, econômica, ambiental, entre outras. A preocupação com o desenvolvimento sustentável vem aumentando, de acordo com a necessidade de se ter um ambiente natural viável para as gerações futuras. Assim o desenvolvimento sustentável deve compatibilizar a preservação do meio ambiente, a justiça social, o crescimento econômico, a participação e controle da sociedade como elementos para democratizar o direito à qualidade de vida. Essa preocupação leva a uma reflexão sobre a qualidade ambiental sustentável.

A partir desta preocupação os indicadores ambientais são obtidos com objetivos segundo Fiorillo e Rodrigues (1996, p. 25) que afirmam que a preocupação mundial com o meio ambiente decorre de um simples fator: proteger o meio ambiente. Em última análise, proteger o meio ambiente significa proteger a própria preservação da espécie humana. Diante disto, a nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 1960 e 1970, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 1980 e 1990, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos pelas empresas líderes não como custos, mas como investimentos para o futuro e, paradoxalmente, como possível vantagem competitiva. A atitude e a postura dos gestores das organizações em todos os segmentos econômicos nos anos 1990 passaram de defensivas e reativas para ativas e criativas e assim entram na visão estratégica das organizações (CAMPOS, 2001; LOPES, 2004).

Partindo deste pensamento objetivado com a preocupação do meio ambiente alguns indicadores são usados com maior frequência dentro do processo ambiental, sendo indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita), indicador do IDH de países ou município.

Merico (1997 apud RUFINO, 2002) destaca que os indicadores ambientais são usados para se ter um retrato da qualidade ambiental e dos recursos naturais, além de avaliar as condições e as tendências ambientais rumo ao desenvolvimento sustentável.

A escolha dos indicadores ambientais é fator preponderante para sua posterior aplicação. As propriedades que devem caracterizar os indicadores, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (1993, apud ALMEIDA; BRITO 2002), são:

• relevância: deve ser representativo, de fácil compreensão e comparável;

• consistência: deve ser bem apoiado em termos técnicos e científicos e de consenso internacional;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com