TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO JUÍZOS ÉTICOS E COMO ELES SE EXPRESSAM?

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

A partir dos vídeos e do texto, responda as seguintes questões:

1) O QUE SÃO JUÍZOS ÉTICOS E COMO ELES SE EXPRESSAM?; 

Juízo Ético é refletir entre o aceitável e o justo, legítimo; em situações que determinam a habilidade de julgar algo ou alguém. Quando se buscar coerência no julgamento, em analisar princípios racionais válidos, assim se faz um juízo ético. Ética é refletir o agir humano, não dita normas, não estabelece códigos de conduta, ela busca analisar os princípios que orientam as normas e a sua aceitação na vida social e pessoal, ou seja, a ética faz uma reflexão sobre a moral, sendo em forma filosófica. Juízo é a capacidade de julgar, existe vários tipos de juízos, mas o que nos chama atenção, mas o que interessa aqui é o que fala sobre ética e moral. Juízo também pode representar a qualidade com quem age com prudência.

 2) A TORTURA É JUSTIFICÁVEL?;

É um assunto muito delicado, pois  a tortura é cruel, seja física, moral ou psicológica cometida em face do ser humano. a ética implica em colocar-se em atitude de reflexão e de debate sobre isso, não há uma resposta concreta para isso. A tortura garante uma declaração de culpa, que em muitas vezes pode ser falsa. EX.: Pegam o cara errado. Ele inventou alguma coisa para fazer a dor parar. E enquanto o inocente é torturado, o verdadeiro culpado está livre para agir. A reflexão ética deve se dar sempre numa relação do sujeito com a sociedade, não pode ser tomada como sinônimo de opinião. Então, se pensar que existe um princípio universal, a tortura será aceita ou não sempre da mesma forma, independente de cada caso ou acreditamos que os princípios devem estar em cada contexto e aí poderemos julgar que a tortura às vezes não é aceitável, mas às vezes justificável. Mas essa decisão não poderá ser tomada por apenas uma pessoa, mesmo se um só toma a decisão, precisa estar sabendo refletir a ação frente a outros, porque a tortura é usada para conseguir algo ou informação de uma determinada pessoa, varia muito a opinião se ela está sendo usada para beneficiar ou prejudicar alguém.

 3. A MORTE DE CRIANÇAS MISERÁVEIS É COMPATÍVEL COM A OSTENTAÇÃO DO LUXO NA SOCIEDADE?

Muitas crianças morrem sem ter pelo menos necessidades básicas como comer todos os dias, outras nunca tiveram o que se alimentar, enquanto outras já nascem tendo praticamente tudo ou tudo, nasceram “em berço esplendido”. Geralmente quem tem mais condições gasta dinheiro não somente com necessidades da vida, mas como muitas coisas banais, para alimentar seu luxo e rua riqueza, mostrar que pode mais que o outro, até mesmo pessoas com condições de vida mais modesta também buscam luxo e ostentação. Isso é comum na sociedade que vivemos, enquanto uns estão passando fome, sede, sem ter onde morar, está normal passar por alguém com necessidades e julgar equivocadamente pela pessoa não ter nada, deixando de ajudar para alimentar os luxos. Poderíamos abrir mão de nosso luxo e doar alimentos ou dinheiro para diminuir a fome, o fato de não fazermos nada se considera que nosso luxo é mais importante do que a vida dessas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com