TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PROJETOS ATIVIDADE INDIVIDUAL FGV

Por:   •  6/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

[pic 2]

Elaborado por: Caroline Rodrigues Bozola

Disciplina: Gestão de Projetos

Turma: 07/2023


Business case

O Estado de São Paulo, assim como todos os estados do Brasil, enfrenta uma realidade alarmante no que diz respeito à violência contra as mulheres. Recentemente, um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou uma elevação de 33,7% nos casos de feminicídios entre os primeiros semestres de 2022 e 2023, passando de 83 para 111 casos. Essa estatística apavorante evidencia a necessidade de ações concretas para reverter essa tendência avassaladora.

A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, identifica um desafio central para mitigar essa escalada de violência: a efetiva implementação das mudanças normativas introduzidas ao longo dos últimos anos, especialmente no contexto da Lei Maria da Penha. A burocracia e a falta de efetividade na aplicação dessas medidas representam obstáculos substanciais que exigem atenção imediata da sociedade e das autoridades.

Ao analisarmos os números frios, vemos que os feminicídios cresceram 6,1% em 2022, resultando em 1.437 mulheres mortas simplesmente por serem mulheres. Esse aumento não pode ser simplificado apenas como uma questão de melhoria na notificação, pois os homicídios dolosos de mulheres também apresentaram um crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior, sublinhando a complexidade do problema.

Neste cenário preocupante, a conscientização social emerge como um fator crucial na busca por soluções efetivas. Não é apenas uma questão de modificar leis, mas de transformar mentalidades e comportamentos primitivos. As Organizações Não Governamentais (ONGs) e movimentos sociais desempenham um papel vital, não apenas ao oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também ao impulsionar campanhas que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de combater ativamente a violência de gênero.

O Movimento Mapa do Acolhimento busca não apenas evidenciar a urgência da situação, mas também propor estratégias inovadoras, colaborativas e conscientização, que envolvam todos os setores da sociedade na construção de um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres no Estado de São Paulo e, por extensão, em todo o país.

Termo de abertura do projeto

Project charter (Termo de abertura)

Projeto: Mapa do Acolhimento

Número:      01              

Versão: 1

1. Objetivo do projeto

O objetivo principal deste projeto é estabelecer e inaugurar a sede local do Mapa do Acolhimento em Campinas-SP, focada no apoio e assistência às mulheres que foram vítimas de violência. O projeto busca criar um ambiente seguro, acolhedor e capacitado para oferecer suporte físico, emocional e jurídico a essas mulheres, contribuindo assim para a construção de uma rede eficaz de combate à violência de gênero.

2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade

O gerente do projeto será a Carolina Moinho, que terá a responsabilidade de liderar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao projeto. Ela terá autoridade para tomar decisões cruciais para o andamento do projeto, com o respaldo do Comitê de Direção. Ficará então responsável por implementar desde kick-off, o escopo, cronograma, custo, planejamento até o acompanhamento e finalização. Também irá garantir a realização do escopo, solução de possíveis passíveis e gestão da equipe.

3. Metas

  • Estabelecimento da Infraestrutura: concluir a estruturação física da sede

do Mapa do Acolhimento em Campinas-SP, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres vítimas de violência.

  • Atendimento a Mulheres: Oferecer suporte a pelo menos 1.200 mulheres

vítimas de violência durante o primeiro ano.

  • Capacitação da Equipe de Atendimento: Realizar treinamentos

especializados para a equipe de atendimento, assegurando que estejam qualificados para lidar com situações delicadas e proporcionar o suporte necessário.

  • Parcerias Estratégicas: Estabelecer parcerias sólidas com organizações

locais, governamentais e não governamentais e principalmente advogadas e psicólogas que visando ampliar o alcance do projeto e garantir um apoio à vítima.

Atendimento a Mulheres: Iniciar o atendimento a, pelo menos, 200 mulheres vítimas de violência durante os primeiros dois meses, proporcionando apoio emocional, jurídico e social.

  • Desenvolvimento de Materiais Educativos: Criar materiais de

divulgação e educação para conscientizar a comunidade sobre a violência de gênero, promovendo o entendimento do que é o abuso e a conscientização da importância do apoio às vítimas.

  • Avaliação Contínua: Implementar um sistema de avaliação contínua

do projeto para identificar áreas de melhoria, ajustando estratégias conforme necessário.

4. Premissas

 Colaboração Ativa de Órgãos Governamentais e ONGs:  Colaboração ativa e contínua com órgãos governamentais locais e organizações não governamentais (ONGs) relacionadas aos direitos das mulheres e combate à violência de gênero.

  • Disponibilidade de Recursos Financeiros e Humanos:  Os recursos

financeiros necessários serão disponibilizados conforme planejado. Além disso, presume-se que a equipe de projeto terá acesso aos recursos humanos necessários para implementar todas as atividades planejadas.

Comprometimento das Partes Interessadas: Todas as partes interessadas, incluindo membros da equipe, voluntários, colaboradores externos e beneficiários, estarão comprometidas com os objetivos e metas estabelecidos.

5. Restrições

Orçamento Limitado: O projeto está sujeito a um orçamento de 200.000,00 reais, limitando a disponibilidade de recursos financeiros para a execução das atividades. Todas as decisões e ações devem ser alinhadas com as restrições orçamentárias estabelecidas.

  •  Prazo de Implantação de 2 Meses: O projeto tem um prazo fixo de 2

meses para ser completamente implantado. Todas as atividades, metas e marcos devem ser planejados e executados dentro desse período, sem possibilidade de extensão do prazo.

  • Disponibilidade de Recursos Humanos: O projeto enfrenta a restrição

de contar com uma equipe limitada de recursos humanos. É fundamental otimizar a alocação de pessoal e garantir que as habilidades necessárias estejam disponíveis para alcançar as metas do projeto.

6. Riscos

 Resistência da Comunidade: Possibilidade de resistência da comunidade local em relação à instalação da sede, o que pode impactar a aceitação do projeto.

  • Limitação de Recursos Financeiros: Restrições financeiras inesperadas podem comprometer a implementação completa do projeto, exigindo ajustes nas metas e na abrangência das atividades.

  • Flutuações no Engajamento da Equipe: Variações no engajamento e na

motivação da equipe devido a desafios emocionais relacionados ao tema podem afetar a qualidade do atendimento e a eficácia do projeto.

  • Problemas na Divulgação: Dificuldades em comunicar efetivamente os

serviços oferecidos pelo Mapa do Acolhimento podem resultar em baixa participação da comunidade-alvo, comprometendo o alcance do projeto.

  • Desafios Logísticos na Busca de Parcerias: Dificuldades na negociação

e estabelecimento de parcerias estratégicas podem impactar a capacidade do projeto de atingir sua plena eficácia e alcance.

7. Prazo de implantação

2 meses

8. Investimento

O investimento total estimado para a implantação do projeto é de 200.000 reais, que inclui despesas com infraestrutura, recursos humanos, treinamentos, divulgação e demais custos relacionados.

9. Principais etapas

Etapas

Duração estimada

Custo Estimado

  1. Levantamento de Recursos e Parcerias
  2. Estruturação da Sede
  3. Capacitação da Equipe de Atendimento
  4. Desenvolvimento de Materiais de Divulgação
  5. Início do Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência
  6. Avaliação Contínua e Ajustes Necessários

2 meses

1 meses

2 meses

2 meses

10 meses

10 meses

20.000,00

50.000,00

10.000,00

10.000,00

100.000,00

10.000,00

10. Principais stakeholders

Nome/função

Camila Moinho

Giulia Vaz

Camila Jorge

Luiza Moraes

Leila Dos Males

N Voluntários

Gerente de Projetos

Coordenadora Financeiro

Coordenadora do Projeto

Coordenador do Marketing

Coordenador do Recrutamento

Pessoas Voluntários

11. Comentários

Este termo de abertura do projeto foi elaborado em 21 de dezembro e poderá ser revisado conforme necessário para garantir o alinhamento contínuo com os objetivos e metas estabelecidos.

___________________________________            21/12/2023_ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com