Estudo De Caso - Roger Agnelli
Monografias: Estudo De Caso - Roger Agnelli. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudiaHelena01 • 28/4/2014 • 476 Palavras (2 Páginas) • 712 Visualizações
TAREFA - Estudo de Caso - Roger Agnelli e a CVRD
Questões
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?
Argumentos a favor: a má administração enquanto estatal que foi centralizado nas mãos dos administradores de topo, interesses políticos dentro da empresa, falta de recursos do governo para a manutenção da empresa. A privatização da Vale deixou de ser cabide de empregos com intenções gerando empregos com aproveitamento de pessoas qualificadas, aumentou a arrecadação do Estado, com isso aqueceu a economia.
Argumentos contra: foi vendida a um preço abaixo do seu valor real, o governo poderia ter investido mais na empresa, administrá-la melhor, em pouco tempo o lucro seria muito maior que o da venda.
2) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
Deparou-se com negócios ativos sem ligações com a área de mineração, como, papel e celulose, fertilizantes, navegação e florestas; desvio do principal foco do negócio, a mineração; e uma burocrática política interna no qual impedia a tomada de decisões imediata. Havia um estado de conflito entre Sleinbruch, CSN e os outros administradores da CVRD diante da parte estratégica, uma precária comunicação entre diretores impedindo a solução imediata de problemas. Solução de impasses entre os sócios para que oportunidades de negócios surgissem.
3) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir a presidência. Você concorda com essa afirmação?
Sim, concordo. Por ter desde o começo metas traçadas e que deviam ser cumpridas a risca. Buscando desde os primeiros anos de sua gestão tornar a CVRD mais eficiente e produtiva.
4) Quais os papéis que, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.
Como administrador desempenhou papéis interpessoais, informacionais e decisórios. Exemplos:
• Cultivou uma rede de relacionamentos interpessoais, com pessoas poderosas, ganhando admiração e confiança, com o seu poder de persuasão;
• Facilidade em trabalhar com pessoas, sendo capaz de influenciá-las;
• Discutiu com os acionistas da companhia um plano estratégico de longo prazo que focasse na área de mineração e logística;
• Empreendedor;
• Visão de longo prazo, transparência, conduta e atitude;
• Rapidez na tomada de decisões, garantindo respostas rápidas às oportunidades ou problemas;
• Dedicação no trabalho que faz.
5) Você acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar os desafios que se adivinham em seu futuro? De que forma Roger Agnelli contribui (ou não) para isso?
Sim, acredito que a companhia esteja preparada para enfrentar futuros desafios, pois busca melhorar e superar seus padrões de excelência demonstrando ser uma companhia comprometida
...