Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma
Monografias: Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC) E Seis Sigma. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: panco • 4/10/2013 • 556 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com as modificações organizacionais internas, externas, ambientais, a globalização dentre outros, as empresas e entidades, vem buscando maneiras de acompanhar, controlar ou eliminar certos problemas ou até mesmo fazer melhorias em seus segmentos.
Este breve relatório vem com o propósito de conceituar os sistemas inovadores do Seis Sigma e o Balanced Scorecard como ferram netas capazes de trazes resultados satisfatórios através de sua utilização.
DESENVOLVIMENTO
O método Seis Sigma (SS) consiste em um conjunto de estratégias no qual se é aplicado métodos estatísticos em processos empresariais que permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços buscando os objetivos:
o maior eficiência operacional;
o redução de custos;
o melhoria da qualidade;
o aumento da satisfação dos clientes;
o aumento da lucratividade;
Este se divide em duas modalidades:
o DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes.
o DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.
Já o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que visa a medição e avaliação das alternativas estratégias organizacionais que formula um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros desenvolvida pelos norte-americanos Robert Kaplan (professor na Harvard Business School) e David Norton (consultor de empresas).
Os dois módulos estão diretamente associados á eliminação de barreiras ou contornos de fatores indicados na Gestão de Estratégia e Qualidade das organizações através de análises de problemas que geram indicadores com necessidade de modificações ou seja, estes procuram desenvolver um alinhamento da missão, da estratégia e qualidade visando, dado que as conclusões feitas na missão não são clara o suficiente, então se é codificado em objetivos específicos e, posteriormente é desenvolvido uma estratégica que use os pontos fortes da organização para alcança-los, os colaboradores administrativos então formulam um conjunto de medidas capazes de capturar a estratégica. Cada unidade de estratégica determina suas medidas implementando o processo de comunicação e de ligações, em que os administradores consideram os fins estratégicos de suas unidades dentro dos objetivos organizacionais em que se é definido metas e orçamentos gerando um feedback. A metodologia liga as atividades de curto prazo e longo prazo, para traduzir a missão estratégia em objetivo do BSC e estruturado em quatro perspectivos diferentes: Financeira, do cliente, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.
Além da Motorola que foi a idealizadora do método (Seis Sigmas) que, em pouco mais de 10 anos, conseguiu economizar mais de US$ 11 bilhões, existem vários outros exemplos após sua utilização como a companhia Allied Signal, que tem um faturamento superior a US$ 14 bilhões em que alguns anos atras
...