TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANPCHAP X TRUMAN SHOW

Por:   •  10/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

SANPCHAP

X

TRUMAN SHOW

SÃO PAULO

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

SANPCHAP

X

TRUMAN SHOW

Fabiana

Gabrielle

Marcela Contiero Carreira

Samara

Sumário

Redes Sociais no mundo        

SnapChat        

Truman Show        

Análise dos Resultados da Pesquisa        

Análise Comparativa dos Temas        

Referências        


Redes Sociais no mundo

O ano de 2008 foi um marco para a abrangência das redes sociais no mundo. Nos EUA, ocorria a disputa eleitoral pela presidência do país entre os candidatos Barack Obama e John McCain. Através das redes era possível acompanhar a narração que ocorria através dos usuários, principalmente da rede Twitter. O vídeo mashup (ação quando se cria uma música a partir de duas ou mais outras já pré-existente) “Yes, we can” criado por William, da banda originária da Califórnia, Black Eyed Peas, composto de um discurso proferido pelo candidato Barack Obama durante as primárias de New Hampshire, seguiu acompanhado por uma canção e mais diversas personalidades, onde rapidamente tornou-se um hit na rede de vídeos YouTube.

Ainda no mesmo ano, o segundo fenômeno ocorreu no Brasil. No mês de Novembro o estado de Santa Catarina sofreu com um das maiores catástrofes naturais do país. Deslizamentos, soterramentos, rios transbordando, entre outros fatores acabando com casas e famílias. Durante o ocorrido, uma série de blogs, aplicativos de mensagens como facebook, twitter, etc. foram utilizados como meio de comunicação entre pessoas de diversos lugares do mundo e essas ferramentas foram capazes de mobilizar pessoas, agregar informações e formar grupos de voluntários em apoio ao que o estado sofria.

Desde então, esses meios cada vez mais permite que os indivíduos comuniquem-se de diversas formas, além da amplificação da capacidade de conexão. Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (Wasserman e Faust, 1994; Degenne e Forse, 1999). Os atores são considerados o primeiro elemento da rede social, representados por nós. Esse ponto trata-se das pessoas envolvidas na rede que se analisa ou usa. Como partes da análise, os atores atuam a fim de moldar as estruturas sociais, através da interação e da constituição de laços sociais. Isso é o que vemos no nosso dia a dia quando nos deparamos em qualquer lugar do mundo, seja dentro de casa, no transporte, no trabalho, no restaurante, entre outros. Pessoas conectadas o tempo todo, a todo tempo.

Acompanhada do avanço diário da tecnologia, vem com ela o desenvolvimento das redes sociais. A influência da internet em geral, e das redes sociais em particular na vida das pessoas possuem grande abrangência nos últimos 5 anos.

As redes sociais, segundo Marteleto (2001, p.72), representam “[...] um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”. Já por outro lado, para Tálamo (2004, p.11) “informação é sempre fluxo e para o sujeito ela funciona como troca com o mundo exterior, o que lhe confere seu caráter social. Assimilada, interiorizada e processada por um sujeito específico, ela é a base para sua integração no mundo, propiciando ajustes contínuos entre o mundo interior e o mundo exterior.” Ambos autores, as redes são formadas por um conjunto de pessoas em conexão com o mundo exterior, sempre em busca de algo, seja material, pessoal, valores psicológicos, entre outros.

Hoje, com a rápida evolução dos meios de comunicação, o próprio cidadão tem poder e é capaz de utilizar ferramentas necessárias e acessíveis para propagar um determinado fato até antes mesmo que a própria imprensa em alguns casos.

A seguir, veremos uma análise comparativa entre um filme de 1998 e uma rede social contemporânea, onde embora haja uma grande diferença de épocas, levando em consideração o avanço da tecnologia e o surgimento e aprimoramento das redes sociais, ambos seguem com uma linha de apresentação semelhante.

SnapChat

O SnapChat é um aplicativo de celular disponível para as plataformas iOS e Android. Seu fundador é o jovem americano Evan Spiegel, que aos 23 anos largou o curso na Universidade de Stanford para se dedicar a criação e direção do aplicativo SnapChat.

O aplicativo foi lançado nos Estados Unidos em setembro de 2011, no começo de 2012 ele já estava em grande parte dos celulares dos adolescentes. Sua ascensão deu início nas escolas, segundo uma matéria divulgada no site do G1 relata que os adolescentes estão aprendendo rapidamente que é melhor usar o SnapChat, do que as demais redes sociais para se comunicar com as pessoas.

[pic 1]

[pic 2]

O layout do aplicativo é tanto clean, como intuitivo. Utiliza cor forte que se torna agradável aos olhos devido a predominância da cor amarela e a base branca e fontes simplificadas. Os efeitos e comandos são claros e usuais tornando o aplicativo totalmente intuitivo, moderno e divertido.

O diferencial é que tudo é compartilhado no aplicativo é apagado automaticamente segundos depois, o post fica disponível por um tempo pré-determinado pelo usuário, que pode escolher entre 1 e 10 segundos e quando esse tempo expira o conteúdo postado some, como se nunca tivesse existido. No aplicativo o usuário é quem comanda tudo desde fotos, vídeos, pequenos textos, a determinação do tempo de animação da imagem, quem poderá visualiza - lá e decidir para quem mandar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (570.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com