TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analine Do Filme " Adeus Lenin"

Trabalho Escolar: Analine Do Filme " Adeus Lenin". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Analise do filme “Adeus Lenin”

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares.

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares.

Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Entre as várias intervenções realizadas pela URSS e EUA, uma delas culminou na construção do Muro de Berlim em agosto de 1961. Esse muro constituiu uma barreira geográfica que dividia a população alemã, impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com os moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista.

A trama se inicia em 1978, quando no dia 26 de agosto os alemães tornaram-se parte da elite mundial com a expedição espacial do astronauta Sigmund Jahn da Alemanha Oriental — o primeiro alemão no espaço.Em 1979, a Alemanha Oriental era uma pátria socialista.

No dia 7 de outubro de 1989 foi comemorado o aniversário de 40 anos da RDA (República Democrática Alemã). Apesar da comemoração, diversos manifestantes saíram às ruas em protesto e devido a essas e agitações, descontentes com o regime socialista em que viviam.

Entre 1971 e 1989 a RDA foi dirigida por Erich Honeker. Honeker renunciou o cargo de secretário geral do Partido da Unidade Socialista e à presidência do Conselho de Estado da RDA.

No dia 9 de novembro de 1989, milhares de manifestantes derrubaram o muro de Berlim. E a partir daí ocorreram as primeiras eleições livres, a ascensão do capitalismo e a queda do proletariado.

Em junho de 1990, as fronteiras com a RDA já não tinham mais valor e a Alemanha Oriental não tinha mais chances de reunificação. Em julho de 1990, os supermercados da pátria socialista estavam vazios e a moeda nacional foi modificada para o marco ocidental, que valia duas vezes mais. A Alemanha Oriental e Ocidental assinaram acordos e Moscou foi a mediadora da amizade entre as duas. E após a reunificação, restou apenas uma nação: a República Federal da Alemanha.

→do aumento do desemprego e da concentração de renda, muitos antigos alemães orientais foram subalternizados nas novas opções abertas pela “economia de mercado” – particularmente com a privatização e/ou desativação de muitas empresas do lado oriental. como o ex-astronauta – celebridade de outrora – que se tornou taxista depois da unificação), que surgem em cena quase como uma voz de fundo da consciência para a nova geração que não vive mais sob a referência do mundo bipolar da Guerra Fria.

→ Assim, no começo do filme, se Alex tenta “fazer durar” o mundo a que sua mãe servia, vai introduzindo aos poucos,a sua própria visão das coisas. Com isso, ele ensaia a fictícia possibilidade de uma unificação Alemã que pudesse combinar abertura democrática e socialismo, solidariedade e abundância. Portanto, ao final do filme, em seu jogo de memória recomposta, Alex/Wolfgang Becker oferece à geração de alemães do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com