JEAN PIAGET E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
Por: AMANDATGN • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 468 Visualizações
SUMÁRIO
1.
OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. DESENVOLVIMENTO 4
3.1 QUEM FOI JEAN PIAGET 4
3.2 TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET 4
4. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO 6
4.1. ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR 6
4.2. ESTÁGIO PRÉ OPERATÓRIO 7
4.3. ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO 9
4.4. ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
7. ANEXOS 16
- OBJETIVO
O objetivo do trabalho a seguir é descrever os estágios do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget, que formulou uma teoria que descreve como crianças e adolescentes desenvolvem o pensamento e o conhecimento humano.
Os estágios do desenvolvimento psicológico caracterizam-se como um desenvolvimento do saber. Os quatro estágios do desenvolvimento logico que serão abordados são: o estágio sensório-motor, de 0 a aproximadamente 18 ou 24 meses, o estágio pré-operatório, aproximadamente de 2 a 6 ou 7 anos, o estágio operatório-concreto, de cerca de 7 até aproximadamente 11 ou 12 anos e o estágio formal, a partir de 11 ou 12 anos.
Piaget descreve a construção e desconstrução do pensamento através dos processos de assimilação e acomodação, onde sua estrutura vai se formando através desses estágios.
2. INTRODUÇÃO
Esse trabalho nos remete a importância que Jean Piaget tem para a Psicologia do Construtivismo com suas teorias a respeito dos estágios de desenvolvimento. Piaget, Suíço, foi psicólogo, psicanalista, biólogo e filosofo. Fez muitas viagens para adquirir e transmitir conhecimento, mas somente quando voltou para Suíça iniciou o seu trabalho com desenvolvimento infantil, criando a teoria do desenvolvimento.
Para Piaget as crianças se desenvolvem com construção e reconstrução de pensamentos praticando assimilação, acomodação e equilibração sendo dividas por estágios classificados de acordo com a idade.
Os estágios são: sensório-motor: criança de 0 a 2 anos, pré-operatório: criança de 2 a 7 anos, operatório concreto: de 7 a 12 anos e operação formal: crianças de 12 anos em diante.
O trabalho irá mostrar os estágios e subestádios de desenvolvimento, de acordo com Piaget, quais as características de mudança desses estágios, o que a criança desenvolve e como podemos identificar a teoria em crianças a serem analisadas.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. QUEM FOI JEAN PIAGET?
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Foi convidado a trabalhar no Museu de História Natural. Esse breve estudo - a Malacologia é considerada o início de sua bela carreira. Formou-se na Universidade de Neuchâtel em Biologia e Filosofia.
Em Zurique estudou Psicologia e Psicanálise, e trabalhou como psiquiatra nas clínicas de Lipps, Wurschner e Bleuler. Através dessa experiência, passou a combinar a Psicologia Experimental e utilizou métodos informais da Psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Piaget voltou para a Suíça e tornou-se diretor no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra. Nessa fase iniciou o maior trabalho de sua vida. Observar crianças. Buscando fundamentos para a construção de sua teoria. É esse trabalho que motiva a realizar pesquisas na área da Psicologia do Desenvolvimento.
3.2. TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
Segundo Piaget, a criança aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget separou em estágios: Estágio sensório-motor, Estágio Simbólico e Estágio Conceptual (operatório-formal).
Para Piaget, a função da inteligência é ajudar a adaptação ao ambiente. De acordo com seu foco na adaptação, acreditava que o desenvolvimento cognitivo era acompanhado de respostas cada vez mais complexas ao ambiente.
Piaget dizia que com a crescente aprendizagem e maturação, a inteligência, quanto suas manifestações tornam- se diferenciadas.
Mesmo Piaget usando a técnica de pesquisa da observação, grande parte de sua pesquisa era também exploração lógica e filosófica. Para ele, o desenvolvimento ocorre em estágios que evoluem de acordo com cada criança.
[pic 1]
Figura 1: Jean Piaget ano 1978 – Fonte: https://www.estantevirtual.com.br/b/jean-piaget/os-pensadores-piaget/3954980388
- ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
- ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR
[pic 2]
Figura 2: Bebê representando o estágio sensório-motor, precisamente o 2° Subestádio. – Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/bebe-ate-1-ano/
1º. Subestádio (0 a 1 mês): Início dos primeiros reflexos (sucção, preensão, visão, audição).
2º. Subestádio (1 a 4 meses): Há alteração de comportamentos reflexos, devido à experiência. A criança de uma adaptação inata (hereditária), começa a ter um hábito adquirido. Não existe intencionalidade, os resultados obtidos são perpetuados por repetição (sugar, olhar, balbuciar...) Piaget denominou isso de reação circular primária.
3º. Subestádio (4 a 8 meses): Reação circular secundária – a criança realiza os movimentos que foram obtidos com intenção, para obter um resultado de algo que deu certo anteriormente. Essa é uma fase de transição, ou seja, a criança deixa os atos acontecidos pelo acaso, e começa a realizar atos com intenção. Existe coordenação entre visão e apreensão.
...