TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Reprodutor Feminino E Masculino De cães

Por:   •  16/11/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  2.538 Visualizações

Página 1 de 3

O sistema reprodutor Feminio

Éconstituído de ovários, tubas úterinas, útero,vagina, vulva e as glandulas mamárias.

Ovario

São um par de ovários que são repsonsáveis em produzir hormonios liberar ovócitos, por isso é caracterizada como uma glândula mista, sua forma varia conforme a idade do animal, sua fase sexual e menstrual.

constitui-se por duas regiões córtex e medula.

O cortex contém os foliculos e os corpos lúteos

Útero

sua forma é semlhante a uma pêra, constitui-se de uma porção inferior, cilindrica, que se abre na vagina, denominada colo ou cervix uterina, uma porção mediana dilatada que constitui o corpo do útero é uma porção posterior que é o fundo útero.

As cadelas possuem o útero bicorne.

A parede do útero é espessa e constitui-se de endométrio, miometrio e perimétrio.

A cervix uterina situa´se entre a cavidade uterina e a vagina, na cadela o epitélio é poliestratificado pavimentoso e não se invagina formando glândulas.

O útero é um orgão ímpar que tem uma participação importante no processo reprodutivo.

Ciclo estral

As cadelas possuem ciclo estral, que dura de 16 a 56 semanas, são separadas por 5 fases: Proestro,estro, metaestro, diestro e anestro.

A primeira fase denominada proestro está sob a influência do estrogênio, nela o epitélio uterino sofre hipertrofia e as glandulas apresentam-se retilinias. Os vasos da lamina sofrem congestão vascular, o edema e as hemorragias do tecido conjuntivo da região acentuan-se. A atividade secretora das glândulas aumenta.

No metaestro, as glandulas endometriais sofrem gradual enovelamento. A hiperplasia glandular aumenta gradualmente, a atividade secretora elevada continua. O edema diminui ou desaparece no conjuntivo da lamina propria. Coincide com o diminuir do estrôgenioe a elevação de progesterona a qual responde pelas alterações do endometrio.

O destro é a fase que está totalmente sob influências da progesterona. A hiperplasia glandular atinge o seu limite maxino com as glandulas intensamente enoveladas.

No caso de fertilização elas alcançam atividade maxima em caso de negativo a vascularização tende a diminuir e as glandulas acabam interrompendo sua secreção.

No anaestro o epitélio é mais delgado e as glandulas endometriais existentes são espessas etubulares simples ou ramificadas. A ocorrência dessa fase se dá quando não ocorre gestação.

Tuba uterina

É um orgão par constituído de quatro segmentos: o intramural, o istmo, a ampola e o infunbulo.

Vagina

constitue de uma mucosa, uma camada muscular e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com