TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS 5 REINOS

Por:   •  26/4/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

Como por evidências, a vida se originou no planeta Terra bilhões de anos atrás. Desde então, novas espécies evoluíram a partir de espécies antigas.

Ao mesmo tempo, muitas espécies se tornaram extintas durante o processo de evolução.

A partir de agora, os cientistas identificaram cerca de 1,8 milhões de espécies, que são classificados em vários grupos, com base nas semelhanças e diferenças entre os organismos.

Entre as várias propostas de classificação, o sistema de Carl Linnaeus é o mais aceito. De acordo com ele, os seres vivos são classificados em cinco reinos, com base no modo de nutrição e a organização celular.

Os Cinco reinos dos seres vivos.

No passado, todas as coisas vivas compunham duas categorias, a saber, as plantas e os animais. Organismos que permaneceram estacionários foram categorizados de acordo com as plantas. Pelo contrário, os animais englobaram todos os seres vivos que tinha a habilidade de se mover.

Em um devido tempo, os cientistas descobriram mais organismos vivos que não puderam ser incluídos nas plantas nem nos animais. Esta foi a forma como o sistema de Lineu de classificação taxonômica originou. Vamos discutir em breve a cada um dos cinco reinos dos seres vivos.

Reino Monera

Os seres vivos incluídos no reino Monera são unicelulares procariontes (organismos que não possuem núcleos ligados à membrana). Os membros deste reino são as bactérias, cianobactérias ou algas verde-azuladas (BGA) e espiroquetas.

Alguns membros do mesmo organismo, se juntam para formar cadeias. Cianobactérias é um tipo de organismo, que é intermediária entre algas (que possui clorofila) e bactérias (é um procarionte). Seu modo de nutrição é por absorção de alimentos através da parede celular.

Reino Protista

O reino Protista inclui os organismos unicelulares eucariontes, que contém organelas ligadas à membrana. Ela inclui os organismos que não são nem plantas nem animais. Em termos simples, os seres vivos classificados Protista são incomuns e diversas formas, que não podem ser agrupados em nenhum dos quatro restantes reinos.

Por exemplo, os organismos mais simples da Terra, ameba (um protozoário) e algas marinhas gigantes (uma alga) pertencem a este reino. Os membros do reino Protista obtêm nutrição por absorção, ingestão e fotossíntese.

Reino Fungi

Os fungos constituem um grupo de seres multicelulares, eucariontes, organismos não-móveis que formam hifas e micélio. Membros pertencentes a este reino faltam clorofila, portanto, eles são diferenciados das plantas.

O tipo de organismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com