TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comissão de Biossegurança

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

Comissão de Biossegurança

A Comissão de Biossegurança tem a função de fazer cumprir o que determina o Regulamento Interno:

 a) descrever os cuidados relativos aos aspectos de Biossegurança;

 b)estabelecer as rotinas de procedimentos no controle de doenças transmissíveis;

 c) manter registro das ocorrências relativas a doença.

As  Metas Específicas São:

Reduzir o número de microrganismos patogênicos encontrados no ambiente de tratamento;

 Reduzir o risco de contaminação cruzada no ambiente de tratamento;

Proteger a saúde dos pacientes e da equipe de saúde;

Conscientizar a equipe de saúde da importância de, consistentemente,

Aplicar as técnicas adequadas de controle de infecção;

Difundir entre todos os membros da equipe de saúde o conceito de precauções universais, que assume que qualquer contato com fluidos do corpo é infeccioso e requer que todo profissional sujeito ao contato direto com eles se proteja, como se eles apresentassem o vírus da imunodeficiência adquirida ou da hepatite B, C ou D;

Estudar e atender às exigências dos regulamentos governamentais locais, estaduais e federais.

Areas de Atuacao

A ergonomia tem cinco grandes areas de atuacao aplicadas ao trabalho.

A primeira grande area da ergonomia preocupa-se com o planejamento dos sistemas de trabalho de atividades fisicamente pesadas,com altos gastos energeticos e acumulado de acido lactico no sangue do trabalhador, com a possibiliade de acidose metabolica .Nesta área também estudam-se ambientes com altas temperaturas.

A segunda grande área, a área da biomecânica, preocupa-se com os movimentos e postura de trabalho, estudando a anatomia corporal relacionada a posição ocupacional do empregado . Nesta área também estuda-se o que decorre de uma jornada de um trabalhador na posição sentada .

Na terceira grande área, utiliza-se da antropometria para medir as dimensões humanas e seus ângulos de conforto e desconforto, e  , com base neste dados, planejam-se postos de trabalho confortáveis e ergonomicamente adequados aos empregados. A ergonomia tenta planejar postos que atendam a 90% do população , sendo muito importante para isso o conhecimento do padrão antropométrico populacional.

Relativamente nova, a quinta grande área de atuação da ergonomia ocupa-se em prevenir o erro humano, já que condições ergonomicamente adversas estão frequentemente relacionada a este. Esta área é particularmente importante quando envolvem postos de trabalho em que um erro por parte do trabalhador pode desencadear grandes riscos e outrem , como, por exemplo no posto de condutor e meio de transporte.

Abordagem multiprofissional da ergonomia

Não  existe uma categoria profissional que seja capaz de dar uma solução as situações do trabalho ergonômicamente completa. É necessário, para tanto, que a ergonomia seja praticada por uma equipe multiprofissional.

Nesta área atuam profissionais da engenharia, da segurança do trabalho e do desenho industrial, também profissionais da área biológica, como enfermeiros e fisioterapeuta; ainda psicólogos e outros mais. Todos esses profissionais trabalham cooperativamente com o objetivo de estabelecer uma analise ergonômica completa.

Degraus de intervenção ergonômica

Acredita que a intervenção ergonômica esta organizada em cinco passos.

O primeiro passo consiste na transformação de condições primitivas de trabalho, sem qualquer conforto, em postos de trabalho .

O segundo passo se da melhorando as condições de conforto relacionadas ao ambiente de trabalho , tais como o conforto térmico, auditivo e luminoso.

O terceiro passo, talvez o mais sutil a ergonomia, esta relacionado a melhoria dos métodos de trabalho. Cabe esta etapa fazer uma analise biomecânica do posto do trabalhador e tentar solucionar  os problemas relacionados a biomecanicidade.

O quarto passo consiste na melhor organização do sistema de trabalho, fazendo a analise de situação antiergonomicas dentro de setores organizacionais e hierárquicos da empresa.

O quinto passo , que já é considerado uma realidade atual se da adequação das situações de impactos ergonômicos sobre o trabalhador, visando uma adequação de posto de trabalho ao trabalhador .

O ergonomista, ao diagnosticar a condição inadequada deve, nas suas conclusões, visar também propostas de correção , observar parâmetros técnicos e científicos que não se restrinjam apenas a autorização do equipamento . Este profissional deve ter em mente também a adaptacao  das condições de trabalho as características do ser humano, visando assim um ambiente confortável agradável, possibilitando produção com qualidade e garantia da saúde do trabalhador.

 

Legislacao Considerada – Normas Regulamentadoras

A prevenção de riscos do trabalho traduz-se na proteção que a sociedade proporciona a seus membros, por meio de uma série de medidas públicas contra as privações econômicas e sociais, evitando o desaparecimento ou a redução do poder aquisitivos em conseqüência da instalação de doenças, acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais, desemprego, invalidez, redução da capacidade funcional.

A constituição Federal de 05.10.1988 garante o adicional de penosidade que, ao contrario do adicional de insalubridade e periculosidade, não vem favorecendo trabalhadores que atuam em condições ergonômicas inadequadas.

Projeto de lei 2.168/89: São atividades penosas aquelas que demandem esforço físico estafante ou superior ao normal, exijam uma atenção continua e permanente ou resultam em desgaste mental ou stress.

Projeto de lei 1.808/89: atividade penosa e aquela que, em razão da natureza ou da intensidade com que e exercida, exige do empregador esforço fatigante, capaz de diminuir-lhe significativamente a resistência física ou produção intelectual .

A necessidade de justiça com equidade propõe o principio no qual a pessoa que se utilizam de maquinas e trabalho de outrem, estabelece uma organização passível de ocasionar acidente, cuja responsabilidade será do empregador. Essa responsabilidade vem sendo transferida a entidades seguradoras, por determinação legal, ou ate voluntaria, com objetivos de compartilhar este passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com