TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Exploração

Por:   •  26/1/2018  •  Ensaio  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE LABORATORIAL 2.1.

Miscibilidade de líquidos

OBJETIVO GERAL

Prever e avaliar a miscibilidade de líquidos.

METAS ESPECÍFICAS

1. Prever se dois líquidos são miscíveis ou imiscíveis, tendo como único critério o tipo de ligações intermoleculares predominantes em cada um.

2. Identificar e controlar variáveis que afetam a miscibilidade de líquidos.

3. Interpretar informação de segurança nos rótulos de reagentes e adotar medidas de proteção com base nessa informação e em instruções recebidas.

4. Descrever e realizar um procedimento que permita avaliar a miscibilidade de líquidos.

5. Relacionar a miscibilidade dos líquidos em estudo com os tipos de interações entre as respetivas unidades estruturais.

METAS TRANSVERSAIS

Aprendizagem do tipo processual: 1; 2; 3; 4; 6; 9

Aprendizagem do tipo conceptual: 1; 2; 3; 4; 5; 7; 23; 24

SUGESTÕES METODOLÓGICAS

A atividade foi preparada para dar cumprimento às sugestões do programa:

“A atividade pode ter o formato de uma investigação laboratorial, em que se fornecem vários líquidos e informação sobre as correspondentes fórmulas de estrutura. Os líquidos a utilizar poderão ser: água, etanol, acetona e hexano.

A atividade pode começar sugerindo aos alunos que formulem hipóteses sobre a miscibilidade dos líquidos propostos, com base nas respetivas fórmulas de estrutura.”

Como introdução ao tema, caso os alunos apresentem dificuldades nesta metodologia, ou como conclusão pode visualizar-se o vídeo “Óleo e glicerina: solubilidade em água”.

Pode consultar-se uma tabela de miscibilidades em http://www.cienytech.com/tablas/Tabla-miscibilidades-cruzada.pdf.

EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE LABORATORIAL

Transformações do problema

Com base nas fórmulas estruturais os alunos devem concluir que a água, o etanol e a acetona são moléculas polares e que as duas primeiras reúnem condições para estabelecer ligações de hidrogénio com moléculas semelhantes. Devem concluir também que o hexano é uma molécula apolar.

Com base nestas conclusões é provável que na sua previsão indiquem que apenas as três primeiras são miscíveis entre si.

Planificação e desenho da experimentação

Os alunos devem indicar que as variáveis a controlar, ou seja, que se devem manter em todos os ensaios devem ser o volume dos líquidos utilizados, a temperatura e a agitação. Além disso, deve ter-se em atenção que os volumes de líquidos misturados devem ser semelhantes porque, quando um deles se encontra em quantidades reduzidas os líquidos nunca são completamente imiscíveis. É também importante mencionar que a atividade pode ser feita em pequena escala, em tubos de ensaio, atendendo à perigosidade de alguns reagentes utilizados (por exemplo, à exceção da água, são todos inflamáveis, a acetona é também irritante e o hexano é nocivo e perigoso para o ambiente). Os alunos devem ainda concluir que, no total, serão realizados seis ensaios para testar a miscibilidade de todos os pares de líquidos possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com