TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Jatropha gossypifolia L. (Euphorbiaceae)

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        Por milhares de anos, diversas plantas têm sido usadas na medicina polpular. Apesar de serem consideradas como  atimutagênicos e atioxidantes, algumas de suas reações fitoquímicas podem causar reações adversas ao interagir como outros medicamentos, gerando efeitos citotóxicos,  genotóxicos e mutagênicos. No entantanto, há poucas informações disponívieis sobre os potênciais riscos disso para a saúde a curto, médio ou longo prazo .

        Jatropha gossypifolia L. (Euphorbiaceae), comumente conhecida como pião roxo, é um arbusto que contém como característica, seu látex largamente utilizado para fins medicinais. As folhas são utilizados in natura ou em compressas, e são consideradas como tendo propriedades anti-malárica, inseticida, anti-inflamatório e antimicrobiana. A raiz e caule têm propiredaes citotóxia, anti-malárica, leishmanicida, antimicrobiana, insecticidas, moluscicida e anti-inflamatória. As sementes e frutos são usados contra a gripe, como laxante, sedativo, analgésico ou anti-diarreico. O látex, por sua vez, é bactericida e moluscicida. No Brasil, a aplicação tópica de látex in natura é empregada contra feridas e picadas de animais peçonhentos, e a sua ingestão em forma diluída é utilizada pelos povos indígenas para o tratamento da diarreia. Na Índia, a solução de látex com óleo de mostarda e óleo de cravo é aplicada no tratamento da dor de dente, enquanto que no sul da Nigéria é usado para reduzir o sangramento nasal e ferimentos na pele.

         Apesar de suas propriedades medicinais, o látex de J. gossypiifolia in natura, em contato direto com a pele, pode produzir efeitos cáusticos e irritantes. Além disso, foi demostrado que o extrato aquoso do látex é tóxico para os peixes e para ratos de laboratórios submetidos a administração intraperitoneal, apresentando uma significativa redução de acetilcolinesterase(Ache) por inibição. A inibição da AchE, previne a degradação de neurotransmissores de colina, tal como a acetilcolina, e prolonga a transmissão de sinal através de sinapses. Por consequência, pode levar a paralisia letal por hiperestimulação do sistema nervoso. Os efeitos tóxicos podem ser mais associados aos péptideos cíclicos do látex, que mostram atividade citotóxia, como relatado para outras espécies de Jatropha. Portanto, estudos complementares são ainda necessários para o látex de J. gossypiifolia ser empregado com segurança para fins medicinais, começando com a avaliação do seu potencial tóxico.

        Considerando que os ensaios de toxicidade em animais levam a sua

morte, uma análise alternativa deve ser considerada. Nisso testes, de genotoxicidade, usando o sistema teste de Allium cepa mostraram uma boa correlação com o sistema de teste em mamíferos, indicando a sua utilização como uma alternativa para monitorar o potencial genotóxico dos compostos químicos. Além disso, A. Cepa destaca-se entre outras plantas por apresentar em suas células grandes cromossomos em pequeno número (2n = 16). Além disso, o sistema A. cepa tem alta sensibilidade na detecção de agentes químicos e ambientais. Este sistema é fácil de utilizar e apresenta-se como um bioindicador adequado para a primeira exibição de genotoxicidade, graças ao seu baixo custo, confiabilidade e concordância com outros testes de genotoxicidade. Desta forma, ele contribui na avaliação de genotoxicidade preliminar de compostos usados para fins medicinais. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos tóxicos, citotóxicos e genotóxicos do látex de J. gossypiifolia por meio do teste de A. cepa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com